Fechar
GP1

Mundo

Tribunal confirma impeachment da presidente da Coreia do Sul

Park Geun-hye, de 65 anos, é suspeita de envolvimento em caso de corrupção.

A Corte Constitucional da Coreia do Sul confirmou nesta sexta-feira (10), que a destituição da presidente Park Geun-hye, suspeita de estar envolvida em um escândalo de corrupção. Ela já estava afastada do cargo, por decisão do Parlamento, desde dezembro.

As ações de Park "constituem um grave atentado ao espírito da democracia e ao Estado de Direito", disse o presidente da Corte Constitucional, Lee Jung-Mi. "A presidente Park Geun-Hye foi destituída", disse comunicado.

De acordo com informações do G1, a decisão unânime do tribunal acaba com meses de crise política e prevê a convocação de eleições antecipadas nos próximos 60 dias. A sessão decisiva foi transmitida pela TV e após a decisão da corte aconteceram protestos, que terminaram com pessoas mortas.

  • Foto: Jeon Heon-kyun / Pool / ReutersPark Geun-hyePark Geun-hye

Park Geun-hye, filha do ditador Chung-hee, se tornou a primeira presidenta da Coreia do Sul, ao ser eleita em 2012 com a maior votação da história democrática do país. Mas seu estilo distante e uma série de polêmicas, somadas ao descontentamento social e político, minaram sua popularidade e levaram milhões de pessoas às ruas para pedir o impeachment.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.