Fechar
GP1

Piauí

Uber divide opiniões após um mês de atuação em Teresina

Autoridades e taxistas reclamam do serviço, que de acordo com eles é ilegal, enquanto motoristas e passageiros do Uber analisam o transporte como positivo.

Com um mês de atuação em Teresina, a Uber continua dividindo opiniões na Capital. Enquanto os taxistas e órgãos de fiscalização querem que a empresa pare de funcionar em Teresina, a população em geral parece estar aceitando bem o serviço de transporte de passageiros.

A multinacional começou a atuar em Teresina no dia 24 de novembro. De acordo com as autoridades, a empresa funciona de forma irregular visto que uma Lei Municipal proíbe o tipo de transporte que é oferecido. No início do mês de dezembro o prefeito Firmino Filho afirmou que a Prefeitura está realizando fiscalizações com o intuito de barrar o serviço. "O Uber é uma multinacional que chega nas cidades e começam a atuar sem regulamentação, prestando um serviço de forma irregular. A Prefeitura está atenta e fiscalizando, para garantir que a população não seja prejudicada", disse Firmino Filho.

Na contra mão, a empresa continua funcionando e garante que o serviço é legal. Nas palestras realizadas para os motoristas que querem se cadastrar, os representantes da empresa afirmam que a Uber é completamente legal e respaldado por uma lei federal que trata da mobilidade urbana e do transporte privado de passageiros. “Nenhuma lei criada pelo município pode sobrepor essa lei, pois ela é federal. Cabe ao município fazer a regulamentação. Em algumas cidades a Uber já foi regulamentada e outras ela tem liminar”, disse o palestrante durante uma palestra.

A Uber também ressalta que não é uma empresa de transporte, e sim de tecnologia, que tem como função “conectar pessoas que querem ser transportadas com quem pode ofertar esse serviço”.

  • Foto: Jociara Luz/GP1Uber continua funcionando em TeresinaUber continua funcionando em Teresina

Um motorista que tem utilizado o aplicativo, e preferiu não se identificar, afirmou que a demanda em Teresina é crescente e que o retorno financeiro é positivo. “Eu nem termino uma corrida e já aparece outra pra fazer. E o retorno também é muito bom, eu estou tirando cerca de mil reais por semana, trabalhando 5 horas por dia”, disse.

Entre os passageiros o serviço vem sendo avaliado como positivo. Andressa Martins afirmou que utiliza o Uber desde sua implantação em Teresina e quem mais ganha é o consumidor. “Acho o Uber um serviço que veio como concorrência aos taxis e só quem ganha é o consumidor. O serviço é satisfatório, já que além do valor ser bem mais em conta, o passageiro se sente mais à vontade dentro do carro. Até o momento não tive nenhum problema com o Uber; os carros são confortáveis e os motoristas são educados e bem treinados”, disse.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.