Fechar
GP1

Brasil

Vacina de Oxford chegará no Brasil em janeiro, afirma Pazuello

O anúncio foi feito pelo ministro da saúde, Eduardo Pazuello.

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (02), que o Brasil receberá, entre janeiro e fevereiro de 2021, o primeiro lote de 15 milhões de doses da vacina experimental contra a covid-19 feita pelo laboratório AstraZeneca.

Em junho, o governo Bolsonaro encomendou 100 milhões de doses, que devem chegar no primeiro semestre do ano que vem. O imunizante é desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford.

Além disso, a Fundação Oswaldo Cruz adquiriu a tecnologia do protótipo, de modo que possa produzi-lo. Assim, o Brasil estará apto a fabricar outras 160 milhões de doses durante o segundo semestre de 2021.

Em audiência no Congresso, Pazuello fez um alerta sobre a real capacidade de os laboratórios entregarem grandes volumes de vacinas ao Brasil. “Ficou muito óbvio que são poucas as fabricantes que têm a quantidade e o cronograma de entrega efetivo para o nosso país”, salientou o titular da Saúde.

“Quando chegamos ao fim das negociações e olhamos o cronograma de entrega e fabricação, os números são pífios”, acrescentou. O ministro também fez críticas à propaganda segundo a qual já estaria tudo pronto para o início da imunização. “Na campanha publicitária, está tudo maravilhoso. Mas quando vamos efetivar a compra, não é tudo aquilo. E o preço é bem diferente”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anvisa pode liberar uso emergencial de vacina em teste contra covid-19

Wellington Dias defende antecipação da vacinação contra a covid-19

Covid-19: Anvisa abre caminho para acelerar uso emergencial de vacinas

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.