Fechar
GP1

União - Piauí

Vereador Frankilandy e secretário Marcone estão entre os presos pela PF

A investigação teve início com a apreensão, pela Polícia Militar, da quantia de R$ 379.000,00 (trezentos e setenta e nove mil reais) em espécie, no último dia 1º de maio de 2020.

O vereador Frankilandy Medeiros (PSD) e o secretário de educação do município de União, Marcone Martins, estão entre os alvos presos durante a Operação Delivery, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União na manhã desta terça-feira (12) no município, que investiga desvio de recursos públicos da Educação

De acordo com a Polícia Federal, a Secretaria de Educação de União teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias de Fortaleza/CE, responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático.

  • Foto: Reprodução/FacebookFrankilandy Medeiros e Marcone MartinsFrankilandy Medeiros e Marcone Martins

A investigação teve início com a apreensão, pela Polícia Militar, da quantia de R$ 379.000,00 (trezentos e setenta e nove mil reais) em espécie, no último dia 1º de maio de 2020, em veículo alugado pela prefeitura de União, em posse de dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores. O dinheiro estava sendo transportado no veículo modelo Amarok, que tinha como origem a cidade de Fortaleza.

Ao todo, foram cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.

Análises da CGU apontam que os contratos superfaturados utilizados para obtenção do dinheiro apreendido geraram ao FUNDEB prejuízo mínimo de meio milhão de reais.

Na ação de hoje, 45 (quarenta e cinco) policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União cumprem 10 (dez) mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina/PI, União/PI e Fortaleza/CE, além de cinco mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Teresina/PI.

NOTÍCIA RELACIONADA

Polícia Federal prende vereador e servidores da Prefeitura de União

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.