Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Viaturas entregues ao DHPP estão paradas há quase um ano

Os carros foram entregues pelo governador Wellington Dias, no dia 13 de dezembro de 2019, mas estão com pendências na documentação.

Cinco viaturas modelo Citroën C4 Lounge, que foram disponibilizadas para a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, em novembro do ano de 2019, estão paradas na garagem do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP – e ainda não foram colocados em uso desde então.

Os carros, destinados às equipes de investigação, foram entregues pelo governador Wellington Dias no dia 13 de dezembro de 2019, na Escola Fazendária, ocasião em que foram disponibilizados ainda outros novos veículos, sendo 10 para Gerências Regionais de Atendimento da Fazenda, como também para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (Cbmepi).

  • Foto: Reprodução/WhatsAppViaturas do DHPP paradas há um anoViaturas do DHPP paradas há um ano

No dia da entrega, o então Secretário de Segurança, Fábio Abreu, afirmou que além dos cinco carros destinados ao DHPP, a Polícia Militar e o GRECO também seriam beneficiados com as novas aquisições.

“Sabemos que nossa segurança tem avançado em vários pontos. Estamos fechando o ano com grandes operações e conquistas, mas sabemos que precisamos equipar melhor as nossas instituições. Com isso, teremos um 2020 mais seguro em todo o estado”, pontuou o secretário Fábio Abreu no ano passado.

  • Foto: Reprodução/WhatsAppAlguns dos veículos C4 Lounge não foram plotadosAlguns dos veículos C4 Lounge não foram plotados

Apesar disso, a Secretaria de Segurança não providenciou a regularização da documentação dos carros, que ficaram em desuso, acumulando poeira na garagem do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa.

O que diz a Secretaria de Segurança

Na manhã desta quinta-feira (03), o GP1 procurou o atual secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, coronel Rubens Pereira. Ele afirmou que os veículos precisavam ser licenciados, no entanto, em função da pandemia não foi possível realizar todos os procedimentos de praxe no Detran-PI, mas que os novos carros estariam em condições de uso já nesta sexta-feira (04).

“Essas [viaturas] do DHPP precisavam ser licenciadas, esse é o problema. Elas chegaram lá em dezembro, nós iniciamos o processo para licenciamento e o DETRAN entrou na questão da pandemia em março e aí não houve mais atendimento. O DETRAN voltou a funcionar há poucos meses e eu já conversei com eles para agilizar, mas a gente precisa pagar uma taxa e isso já tá bem avançado para poder liberar”, pontuou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Rubens Pereira Rubens Pereira

O secretário explicou ainda que, como os veículos fazem parte da União, é necessário um licenciamento para o estado Piauí e que fora dessas condições não seria possível utilizá-los, mas garantiu que o problema será resolvido ainda hoje e os carros estarão disponíveis nesta sexta-feira (04) para os policiais do DHPP.

“Elas precisam ser licenciadas para o estado Piauí, porque ainda estão em nome da União. Então, a gente não pode andar com elas por aí nessas condições. O licenciamento desses veículos está sendo pago hoje e amanhã já é para todos estarem rodando, é só porque a gente não poderia rodar com eles irregulares sem licenciar”, concluiu o secretário Rubens Pereira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.