Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias discute ações de segurança com secretários

"Precisamos de um plano de ação forte e estratégico para combater o crime de forma integrada, e afastar as organizações criminosas que chegam a região", disse o governador.

O governador Wellington Dias esteve reunido com as equipes de Segurança Pública e Justiça do Piauí, neste sábado (3), para tratar do planejamento da reunião dos secretários de Segurança e Justiça e do encontro dos Governadores do Nordeste, que acontecerá, nos dias 5 e 6, em Teresina. Estiveram presentes o secretário de Segurança, Fábio Abreu, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, o Delegado Geral, Riedel Batista, o delegado Carlos César, o secretário de Governo, Merlong Solano, e o coordenador de Comunicação, João Rodrigues.

De acordo com o governador Wellington Dias a intenção é fazer um Pacto Nordeste de Segurança. O chefe do executivo estadual piauiense e os demais governadores do Nordeste defendem um projeto de abrangência nacional, com a criação de um Fundo Nacional de Segurança e de um Sistema Único de Segurança, com planejamento exclusivo e que permita ter dinheiro garantido e não de forma contingenciada como acontece atualmente.

“Toda vez que se tem uma ação forte em outros estados, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, a tendência é que estes criminosos migrem para outras regiões do país. Precisamos de um plano de ação forte e estratégico para combater o crime de forma integrada, e afastar as organizações criminosas que chegam a região. Precisamos agir na proteção da população que vive no Piauí e em toda a região Nordeste”, comenta o governador.

  • Foto: Jorge BastosWellington Dias se reuniu com o coronel Carlos Augusto, Fábio Abreu e outros membros da Segurança PúblicaWellington Dias se reuniu com o coronel Carlos Augusto, Fábio Abreu e outros membros da Segurança Pública

O chefe do executivo defendeu que esta integração aconteça em todos níveis, seja estadual, regional, e federal . “Defendo que as Forças Armadas exerça seu papel no controle das fronteiras, que tenhamos o controle das comunicações e a apreensão de bens sob o poder dos criminosos. Isso terá um efeito muito grande e é o que foi feito por outros países mais seguros”, destacou o governador.

Um sistema de monitoramento que já foi criado e já vem atuando no Piauí será apresentado aos demais estados do Nordeste. Segundo o delegado Riedel Batista, “a inteligência é fundamental nesse plano estratégico e vai servir de base para que estas ações possam ter um resultado eficiente e que possa ser copiado por todo o Brasil. O que percebemos é que os governadores do Nordeste estão comprometidos com a área da segurança e partilhar informações da Inteligência ajuda nas ações e contribui para diminuir a criminalidade”.

Para o secretário de Segurança Fábio Abreu as principais metas são as ações conjuntas que estão dando certo no Estado do Piauí. “Muitas dessas ações não podem ser divulgadas, mas é possivel sentir a diminuição da criminalidade. Vamos compartilhar estes resultados e acredito que vamos avançar ainda mais e que esta integração entre todas as instituições federais e estaduais, só vem a somar”, destacou o gestor.

  • Foto: Jorge BastosReunião discute Segurança PúblicaReunião discute Segurança Pública

O coronel Carlos Augusto afirmou que o objetivo é buscar fortalecimento das forças de segurança pública. “Nós temos uma preocupação muito grande com as nossas divisas. O Piauí tem um realidade diferenciada dos demais estados do Nordeste, onde os indicadores de criminalidade são menores. Mas não existe uma 'ilha de felicidade' e não há dúvidas que nós temos que agir de forma integrada para garantir o bem estar da população. Aqui no Piauí, já existe esta integração entre as instituições e a troca de informações com os demais Estados com acesso ao banco de dados e isso facilita as ações de combate à criminalidade” explicou.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, destacou a importância da reunião dos secretários de Segurança e Justiça do Nordeste. "Vamos propor um conjunto de operações que envolvam os estados do Nordeste de forma articulada e integrada. Posteriormente iremos apresentar aos governadores uma proposta para o Plano Nacional de Segurança para que os governadores do Nordeste encaminhem ao Governo Federal", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.