Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias quer aprovação da reforma tributária nesse semestre

"A gente não pode arredar é da proposta tributária, que é bem mais ampla que só o ICMS, que está pronta para votação com o relatório do deputado Baleia Rossi na Câmara Federal”, afirmou.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nessa quinta-feira (30) que os estados e municípios estão trabalhando para fazer a redução da alíquota do ICMS, mas que a reforma tributária deve ser o foco para resolver os problemas. O governador quer a aprovação da reforma no Congresso ainda neste semestre.

Wellington Dias disse que no dia 11 de fevereiro será realizado em Brasília o Fórum dos Governadores e que está na pauta de discussão a questão da redução da alíquota do ICMS, assim como a reforma tributária.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

“O Piauí sempre foi a favor de movimentos como esse. Eu entendo essa proposta [de redução do ICMS], mas a que a gente não pode arredar é da proposta tributária, que é bem mais ampla que só o ICMS, que está pronta para votação com o relatório do deputado Baleia Rossi na Câmara Federal”, afirmou.

O chefe do poder executivo estadual disse que os governos e municípios chegaram a um entendimento em relação a essa reforma tributária e por isso é importante que ela siga para votação no Congresso Nacional.

“Acho que a gente deu um passo grande, não pense que é fácil a gente fazer com que 27 estados e 5.600 municípios cheguem a um entendimento e nós chegamos a uma reforma que simplifica e reduz carga tributária. O que estamos fazendo é uma rota que acaba com a guerra fiscal que coloca mais ou menos 18 tributos reduzidos a no máximo 3, que coloca as condições de ter a lógica do tributo ocorrer onde está o consumidor, o destino da mercadoria, como é no mundo inteiro. Isso é possível uma redução real da carga tributária brasileira em aproximadamente 6% se a gente tiver os três níveis, município, estado e União e é possível a redução do ICMS, onde com a unificação de alíquota, com o calibramento, com o fim da guerra tributária”, destacou.

Segundo o governador, “se o presidente da República, se os setores empresariais somando-se aos Fórum dos Governadores, a Confederação dos Municípios, se todos os setores juntos, públicos e privados trabalharmos, temos uma enorme possibilidade de nesse semestre adotar a reforma tributária e reduzir carga”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.