Parnaíba - PI

Wellington Dias visita Parnaíba e fala em projeto de drenagem

“Tem um estudo com um projeto que vamos buscar nesses próximos 90 dias, cadastrar junto ao Governo Federal. O Estado vai participar também e vamos trabalhar juntos", disse ele.

Germana Chaves
Teresina
- atualizado

Wellington Dias visita desabrigados pelas chuvas em Parnaíba

Na companhia de autoridades e do prefeito Mão Santa, o governador Wellington Dias (PT-PI) visitou a cidade de Parnaíba na manhã deste sábado (06) para conferir os estragos causados pelas chuvas nas últimas semanas. Ele falou que nos próximos meses deverá ser apresentado um projeto, possivelmente, de macrodrenagem para escoar a água acumulada.

Wellington explicou que devido ao alto custo da obra já solicitou o cadastro dos municípios afetados junto ao Governo Federal.

“Tem um estudo com um projeto que vamos buscar nesses próximos 90 dias, cadastrar junto ao Governo Federal. O Estado vai participar também e vamos trabalhar juntos. Temos que buscar uma solução definitiva. Esse projeto, provavelmente, seja de macrodrenagem, uma forma para que essa água possa no automático escoar. É um projeto caro e que a Prefeitura não tem condições de fazer sozinha”, disse o governador.

Suporte imediato

O governador voltou a dizer que nesse momento o mais importante é dar suporte às famílias desabrigadas, sobretudo, em todos os municípios que já decretaram situação de emergência.

“O mais importante agora é cuidar da ajuda humanitária, com medicação, roupa, alimento. Além dessa região, há outras regiões atingidas e nós vamos cuidar, tanto em Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Piracuruca, ou seja, os 16 municípios do Piauí que nesse instante estão mais atingidos”, destacou ele.

Barragem de Boa Esperança

Wellington Dias contou ainda que durante diálogo com o prefeito de Parnaíba Mão Santa, informou que voltou a pedir para não abrir as comportas da hidrelétrica de Boa Esperança para evitar maiores estragos.

“Comuniquei ao prefeito [Mão Santa] que estive com presidente da Chesf e fiz um pedido para que não soltassem água da hidrelétrica de Boa Esperança, exatamente para evitar inundação também pelo lado do Parnaíba”, frisou Dias.

Desabrigados

O governador do Estado explicou que propôs uma espécie de convênio com o município para desburocratizar o apoio humanitário para as pessoas atingidas. “Vamos apoiar e junto com a prefeitura. Estou fazendo um convênio com os municípios no sentido de descentralizar a forma de apoio e ajuda”, finalizou ele.