Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington diz que Piauí adotou protocolo para uso de cloroquina

O governador citou ainda que cerca de 500 profissionais da saúde foram treinados durante a semana santa e que pretende alcançar;car 450 leitos de UTI até o fim de maio.

Durante visita ao hospital de campanha do Verdão na manhã desta segunda-feira (13) o governador Wellington Dias (PT) informou que foi feito um protocolo para o uso de medicamentos a base de cloroquina para o tratamento do novo coronavírus (covid-19) no estado.

"Fizemos um protocolo com as entidades para o uso da cloroquina, hidroxicloroquina, também relacionado à azitromicina, dentro de um padrão que a OMS recomenda, dentro daquilo que a ciência recomenda e dando com isso segurança aos profissionais para fazer o uso, mas evitando situações como os hipertensos, que não é recomendado usar porque pode levar a óbito”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

500 profissionais

O governador destacou que durante o feriado da Semana Santa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou o treinamento de cerca de 500 profissionais da área para atender em leitos de UTI.

"Estamos fazendo a preparação de equipes nos 224 municípios e o principal, a seleção de pessoas e o treinamento. Estamos tendo que treinar as pessoas para trabalhar em uma UTI, sala de estabilização em uma velocidade muito grande, para que eles tenham incurso daquilo. Tivemos que fazer um esforço neste último fim de semana para ainda durante a semana santa qualificar cerca de 500 profissionais para atender em UTIs e salas de estabilização”, disse.

450 leitos de UTI

Wellington informou também que o estado trabalha para chegar ao número de até 450 leitos de UTI até o dia 15 de maio. Os leitos tem como objetivo atender as pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19) no estado.

"Quando começamos, em 18 de março, só tínhamos 30 leitos de UTI disponíveis em todo o Piauí, tivemos que tomar medidas porque tínhamos a demanda para 3 leitos e tivemos que adotar uma medida de rapidamente rever todas as cirurgias eletivas para poder abrir vagas para ficar somente para covid-19”, afirmou Wellington.

"O resultado disso é que nós fomos aumentando o número de UTIs e salas de estabilização que também atende com respirador, monitor. Alcançamos 203, 204 leitos de UTI em todo o estado disponível para isto, mas vamos precisar alcançar até dia 15 de maio, aproximadamente 400, 450 leitos para seguir um ritmo que foi determinado com base em outros países para o estado”, completou o governador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Florentino diz que 56 pessoas estão na UTI com suspeita de covid-19

Covid-19: Wellington e Firmino visitam hospital de campanha do Verdão

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.