A Polícia Federal (PF) prendeu integrantes da máfia italiana ‘Ndrangheta', considerada uma das maiores organizações criminosas da Itália, durante uma operação realizada em João Pessoa, capital da Paraíba.
A ação, denominada Operação Mafiusi, ocorreu na última terça-feira (10) e contou com o apoio da polícia europeia. Ao todo, seis suspeitos foram detidos, sendo alguns no Brasil e outros no exterior. Outros dois mandados de prisão ainda estão em aberto.
De acordo com a PF, o ‘Ndrangheta' é originário da região da Calábria, na Itália, e mantém atividades no Brasil há anos. Entre 2018 e o início de 2024, a organização criminosa teria movimentado cerca de R$ 7 bilhões em operações ilícitas, utilizando empresas e transações bancárias para lavar dinheiro.
Desde 2019, as justiças brasileira e italiana atuam em conjunto no combate ao grupo, que tem o tráfico de drogas como uma de suas principais atividades.
Investigações apontam que a máfia fornecia entorpecentes a facções brasileiras, embora sem vínculo direto com elas. A polícia apura possíveis conexões com o Primeiro Comando da Capital (PCC). As investigações revelam ainda que a base no Brasil era estratégica para o envio de drogas à América Latina, Europa e Austrália, ampliando o alcance global da organização criminosa.
Caroline Vitorino
Ver todos os comentários | 0 |