Fechar
GP1

Recife - Pernambuco

Governo Federal retoma Farmácia Popular nesta quarta-feira (07)

Ao todo, mais de 5 milhões de mulheres irão beneficiar-se com a retirada de medicamentos gratuitamente.

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (7), em um evento em Recife, Pernambuco, o Novo Farmácia Popular do Brasil, com o aumento da oferta de medicamentos de maneira gratuita. A partir de agora, todos os 40 medicamentos ofertados pelo programa poderão ser retirados gratuitamente pelos 55 milhões de usuários do Bolsa Família.

O lançamento do programa foi feito pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava acompanhado pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Outra prioridade do Programa será a saúde da mulher. Agora, esse recorte da população terá acesso gratuito a medicamentos indicados para a osteoporose e contraceptivos. Antes, esses produtos eram oferecidos com 50% de desconto. Ao todo, mais de 5 milhões de mulheres irão beneficiar-se com a retirada de medicamentos gratuitamente.

População Indígena

O Programa também vai ser voltado à população indígena. Agora, os indígenas aldeados terão acesso à Farmácia Popular por meio de um representante que poderá retirar os medicamentos. Dessa forma, a população indígena não precisará se deslocar até à farmácia. A iniciativa começará pelo território Yanomami e aos poucos será expandida para todos os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Municípios priorizados

Novas farmácias irão se cadastrar no Programa, priorizando os municípios de maior vulnerabilidade social que aderiram ao Programa Mais Médicos. Em todo o território brasileiro, serão 881 novos municípios cadastrados no Farmácia Popular. No Piauí, por exemplo, serão 117 novos municípios cadastrados no Farmácia Popular.

Dessa forma, o Novo Farmácia Popular cobrirá 93% de todo o território brasileiro. Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes que integram o rol do Farmácia Popular seguem gratuitos para todos os públicos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.