Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governo do Piauí vai decretar emergência para atender vítimas

O secretário de governo, Merlong Solano, recebeu um relatório feito por uma equipe, que realizou durante o último final de semana, visitas às famílias atingidas pelas queimadas.

O Governo está elaborando um decreto de emergência com vigência de 180 dias para facilitar o atendimento às famílias vítimas dos incêndios no Piauí. Na tarde desta segunda-feira (17), o secretário de governo, Merlong Solano, recebeu um relatório feito por uma equipe, que realizou durante o último final de semana, visitas às famílias atingidas pelas queimadas. Na oportunidade, eles avaliaram os estragos causados pelas chamas.

O decreto contempla as cidades de Teresina, União, Curralinhos, Picos, Santana do Piauí, Palmeirais, Nazária e José de Freitas. Porém, é possível que mais municípios sejam incluídos se comprovadas perdas por conta das queimadas

  • Foto: Lucas Dias/GP1Merlong SolanoMerlong Solano

O secretário de Governo, Merlong Solano, afirmou que o decreto é necessário para a realização de medidas como começar a reconstrução das casas consumidas pelo fogo. “Sem o decreto, ficaríamos obrigados a fazer uma licitação e sabemos que se trata de uma situação realmente emergencial, pela gravidade dos danos e pela forma inesperada como ocorreram”, disse.

A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) está responsável pelo projeto das unidades, que serão reconstruídas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no âmbito da Secretaria de Assistência Social (Sasc). As famílias também deverão receber auxílio financeiro e carros-pipa serão enviados às localidades onde o abastecimento foi inviabilizado.

Incêndios no Piauí

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 5.253 focos de incêndios no Piauí. O dado teve início desde o dia primeiro de janeiro de 2016. Em virtude do elevado número, hoje (13) o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CMB) do Piauí, tenente-coronel Carlos Frederico, pediu a colaboração da população piauiense, para evitar novos casos, em virtude do atual período do ano, considerado o mais seco.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.