Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Alunos de artes são detidos por fazer grafite em parede da UFPI

"O reitor foi muito sensível, quando tomou conhecimento da situação, mandou soltar os meninos", disse a professora Zozilena.

Nesta última quinta-feira (06), dois estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram levados para a Central de Flagrantes, após serem flagrados pela segurança fazendo um grafite numa parede do Centro de Tecnologia (CT). Os dois foram liberados ainda no início da noite.

“Os alunos foram com intuito de fazer uma arte no mural, tanto é que eles botaram uma base branca e depois é que eles usaram os sprays. Mas o que acontece, é que na Universidade, agora, tem os pichadores que picham tudo. E como está tendo essa precaução dos guardas, quando eles viram os meninos com sprays, pegaram eles e autuaram. Quando o reitor soube da situação, ele na mesma hora foi muito sensível e mandou soltar os meninos”, informou a professora Zozilena, chefe do Departamento de Artes Visuais.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UFPIUFPI

Segundo a professora Zozilena Fróz, os dois jovens detidos são estudantes do primeiro período. “Esses meninos entram na Universidade com 16 anos, 17 anos, eles nunca imaginaram que teria uma reação dessa, como ocorreu ontem. Eles saíram com o propósito de fazer um trabalho no CT”, disse Zozilena.

“A gente geralmente faz um estimulo para eles fazerem a ‘grafitagem’, mas houve uma confusão completa. Levaram os jovens algemados pela polícia. Os guardas da Universidade teleforam para polícia, e como aqui é instância Federal veio a Polícia Federal para levar os alunos para Central de Flagrante”, informou a chefe do Departamento de Artes Visuais.

Na Central de Flagrantes, os jovens aguardaram até por volta das 20h30min, quando foram liberados. 

NOTA

Em nota, a administração da Universidade Federal do Piauí disse que lamenta pelo ocorrido e relata um segurança da UFPI flagrou dois estudantes pichando o muro de um novo prédio no Centro de Ciências da Natureza (CCN), no final da tarde de ontem (06). Os estudantes foram abordados e conduzidos para a sede da Divisão de Vigilância da UFPI, de onde a Polícia Militar foi contatada e fez a condução dos estudantes para a Central de Flagrantes. O segurança acompanhou-os até a Central de Flagrantes para fazer o Boletim de Ocorrência. O boletim, segundo a nota, informa que a ação dos estudantes se caracteriza como crime de danos contra o patrimônio público e que os mesmos não sofreram nenhuma lesão.

A nota afirma que o reitor da Universidade, José Arimateia Dantas Lopes, assim que soube da condução dos estudantes, ligou para a Central de Flagrantes pedindo que fossem liberados. O pedido foi atendido e os alunos foram trazidos de volta para a UFPI.

A instituição informou ainda que realizou uma reunião com grafiteiros, no dia 26 de junho de 2016, para discutir propostas e sugestões para que seja respeitado o direito da livre manifestação sem, no entanto, causar danos ao patrimônio público, já que a universidade tem investido na limpeza dos prédios.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.