Fechar
GP1

São João do Piauí - Piauí

Wellington Dias participa da abertura do 6º Festival da Uva

Durante o evento, o governador inaugura obras e dá novas ordens de serviços para o desenvolvimento do município e para a qualidade de vida das pessoas.

  • Foto: Divulgação/AscomAbertura do 6º Festival da Uva em São João do PiauíAbertura do 6º Festival da Uva em São João do Piauí

Começou nesta sexta-feira (11) o 6º Festival da Uva de São João do Piauí, que é uma celebração da colheita e da força do trabalho dos piauienses que buscam se destacar no mercado da horticultura irrigada da uva e também da banana, melancia, entre outros. O evento, que acontece no parreiral do Assentamento Marrecas, vai até domingo (13) e a organização pretende movimentar diversos setores do municípios, como a economia, a gastronomia, a cultura, o lazer e os negócios.

O governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho e a secretária de educação, Rejane Dias, participaram da abertura oficial do evento, que teve também a presença do prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos.

Wellington Dias disse que o Piauí tem buscado, por meio das diversas secretarias e parcerias, dar assistência técnica necessária para aumentar a produção e atrair investidores para a região. “A uva pode ser considerada o ouro do sertão, pois o rendimento é muito bom. Investindo cerca de 100 mil reais, em dois anos, com o manejo correto pode-se ter uma colheita de até 60 toneladas. O produto é vendido por em média seis reais (o quilo) e gera uma excelente lucratividade, além de emprego e renda. A nossa intenção é de buscar investidores para esta região”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, destacou que o povo piauiense é sonhador, mas é, principalmente, realizador e faz acontecer. “O Festival da Uva é um exemplo de que, quando há cooperação e nos unimos, somos capazes. Aqui no Piauí, temos uva de excelente qualidade e não é história de sonhador, é de quem tem a força do trabalho e as condições climáticas adequadas para produzir”, enfatizou.

O prefeito Gil Carlos ressaltou que a festa é esperada durante todo ano pelos moradores da cidade e já se consolidou. “Estamos muito felizes com o que a uva tem proporcionado a São João, não ganha apenas o produtor, mas aqueles que trabalham para eles e também dos diversos setores que têm no festival uma forma de movimentação da economia. O setor de meios de hospedagem, por exemplo, estão lotados, pois todos querem conhecer o que São João tem de melhor, que não é só a uva, é a sua gente acolhedora e também a nossa potencialidade para o turismo, com o Balneário Jenipapo que será reinaugurado”, disse.

Na oportunidade, a secretária da Educação, Rejane Dias, que é sãojoanense e uma das idealizadoras do evento, ressaltou que o sucesso do Festival se deve às muitas parcerias e que vem crescendo a cada ano. Pensando na profissionalização, o governador autorizou o processo licitatório para a inclusão da Universidade Aberta do Brasil e o termo de cooperação técnica para a implantação da Unidade de Transferência de Tecnologia da Uva Apirência.

6º Festival da Uva

O 6º Festival da Uva de São João do Piauí, foi lançado oficialmente no dia 27 de outubro pelo governador Wellington Dias, em solenidade no Palácio de Karnak. O evento que acontece neste final de semana é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a prefeitura do município. A expectativa é reunir cerca de 20 mil turistas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Festival da Uva Festival da Uva

Entre as atrações musicais, estão na programação: Avine Vinny, Farra da Gordinha e Zezo, na sexta-feira (11); José Augusto no sábado (12) e Paulo Ricardo no domingo (13), junto com o cantor, Jonas Ricardo. Bandas locais também estão confirmadas. Além disso, haverá exposição de artesanato e produtos da região.

Durante o evento, Wellington Dias inaugura obras e dá novas ordens de serviços para o desenvolvimento do município e para a qualidade de vida das pessoas. Nesta sexta-feira (11), o governador inaugurou o Mercado Municipal e obras como o Matadouro Público, a Praça Municipal Cantídio Francisco Ferreira, o abastecimento de água da localidade Formosa, a estrada vicinal que liga a localidade Gameleiro ao Povo Olho D'água das Pedras.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.