Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vacinação contra a raiva é prorrogada em três bairros de Teresina

"A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, que é segura e gratuita", informou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibilizou novos postos fixos durante esta semana em vários pontos de Teresina, para reforçar à campanha de vacinação antirrábica, cuja etapa urbana aconteceu no último sábado (3). Nesta quarta-feira (6), a região que está acontecendo a distribuição das vacinas é a dos bairros Porto Alegre, Angelim e Portal da Alegria, na zona Sul de Teresina. Os postos de vacinação nesses locais estão funcionando das 8 às 17 horas.

No sábado (3), a campanha atingiu a meta estabelecida, que seria um resultado parcial de 80,36% de cobertura vacinal na zona urbana. Foram 264 postos em toda a cidade, que imunizaram 94.442 cães e gatos. "A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, que é segura e gratuita. Por isso é importante a vacinação", informou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Amariles BorbaAmariles Borba

Segundo a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a vacina contra a raiva animal é segura, pois é constituída por vírus atenuado (2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol). “Antes da aplicação, elas são submetidas a testes de potência, inocuidade (que verifica se a vacina causa algum efeito adverso não esperado) e esterilidade (que detecta se há contaminação por bactéria ou fungo)”, afirmou.

Raiva em animais
Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

  • Foto: Divulgação/AscomVacinação de animais em TeresinaVacinação de animais em Teresina

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

"Diante de casos como o falecimento de uma pessoa por raiva no Ceará, e outros episódios pontuais de raiva animal no interior do estado, podemos dizer que o vírus está circulando e por isso precisamos nos proteger", finalizou a gerente de Vigilância em Saúde da FMS.

Postos de vacinação antirrábica
Sítio do IPMT

Endereço: Residencial Teresa Cristina - Angelim III
Sede Prov. do Cons. Com. Portal da Alegria III e IV
Endereço: Próximo ao Terminal de Ônibus - Vila Palitolândia
Escola M. Ofélia Leitão
Endereço: Av. Principal - Porto Alegre
Escola Municipal Velho Monge
Av. Principal Loteamento - Porto Alegre II
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
Endereço: Quadra L Casa 6 - Portal da Alegria
Creche de N. Srª Aparecida
Endereço: Rua Agricolândia - Vila da Glória - Porto Alegre

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.