Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudantes realizam evento para marcar ocupação da reitoria da UFPI

O evento também vai contar com oficinas e mostras culturais, exibições de documentários, exposições de fotografias, documentos e registros da ocupação.

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) estão organizando uma programação para marcar um ano que a reitoria da referida instituição foi ocupada. Intitulado “Novos outubros virão”, o evento acontece na UFPI no dia 18 de outubro.

  • Foto: DivulgaçãoProgramação CulturalProgramação Cultural

Durante todo o dia, serão realizados debates sobre temas como: a criminalização dos movimentos sociais, modelo de segurança ideal para uma universidade, assistência estudantil, creche universitária,direitos humanos, violência de gênero, racismo, LGBTfobia e demais assuntos que foram pautas reivindicadas pelo movimento #OcupaUFPI, como ficou conhecido.

O evento também vai contar com oficinas e mostras culturais, exibições de documentários, exposições de fotografias, documentos e registros da ocupação.

A programação encerra a noite em frente à reitoria da UFPI com uma cultural, onde se apresentarão bandas, DJs, grupos de dança e outras expressões culturais. O tema central da noite será a reivindicação pela volta do programa Gira Poesia, construído por poetas locais e que foi extinto da Rádio da instituição, a FM Universitária.

OcupaUFPI

No dia 18 de outubro de 2016 a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi ocupada por dezenas de estudantes que eram contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que acabou por ser aprovada se tornando uma lei, que instituiu um teto para os gastos públicos principalmente com saúde e educação. Na época, escolas e reitorias eram ocupadas em todo o Brasil em torno dessa pauta, no entanto, cada instituição possuía suas demandas específicas, e assim surgiu o #OcupaUFPI, movimento de ocupação que durou cerca de dois meses na referida instituição.

  • Foto: Divulgação/AscomEvento Novos Outubros VirãoEvento Novos Outubros Virão
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.