Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Wellington Dias inaugura Data Center em Teresina

Data Center é um espaço projetado para abrigar servidores, sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de redes (roteadores).

Lucas Dias/GP1 1 / 9 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 2 / 9 Inauguração do Data Center Inauguração do Data Center
Lucas Dias/GP1 3 / 9 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 4 / 9 Evento de Inauguração de Data Center Evento de Inauguração de Data Center
Lucas Dias/GP1 5 / 9 Margarete Coelho Margarete Coelho
Lucas Dias/GP1 6 / 9 Regina Sousa Regina Sousa
Lucas Dias/GP1 7 / 9 Autoridades em inauguração de Data Center Autoridades em inauguração de Data Center
Lucas Dias/GP1 8 / 9 Equipamentos exibidos no Data Center Equipamentos exibidos no Data Center
Lucas Dias/GP1 9 / 9 Zé Santana Zé Santana

O Centro de Operações, Monitoramento e Data Center Nelson Alves de Souza, instalado na Agência de Tecnologia da Informação (ATI), foi inaugurado e entregue à população pelo governador Wellington Dias (PT) nesta segunda-feira (16), como parte da programação de aniversário do Piauí. Foram investidos aproximadamente R$ 7 milhões.

Data Center é um espaço projetado para abrigar servidores, sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de redes (roteadores). Por rodar sistemas cruciais do governo, ele conta com diversos níveis de segurança e controles de acesso, tendo sido planejado e preparado para ameaças como inundação, impacto, arrombamento, fogo, calor e umidades excessivas, projéteis, outros.

O governador Wellington Dias afirmou que o Data Center será importante principalmente porque será um espaço para armazenar vários dados importantes do governo, que vão ajudar no planejamento das ações.

“O Data Center é o cérebro do Estado, que é um grande prestador de serviços de várias ordens, como por exemplo na área da saúde, [é importante] para que a gente tenha planejamento sobre exames, cirurgias, de cada tratamento, em fim. O controle patrimonial da casa, do veículo, da propriedade, a parte tributária, fiscal, da vida, do indivíduos, tudo isso passa por um controle sobre responsabilidade do estado. Quando alguém comete um crime, como se sabe que a pessoa tem passagem pela área criminal? Se tem uma base de dados. Quando alguém vai se matricular, tem o histórico escolar, ou seja, todas essas informações estão colocadas hoje sobre a área e coordenação da tecnologia, sempre tendo duas vias e alternativas. Aqui teremos sempre pessoas preparadas, é a prova de incêndio e enchente, é um sistema com muita segurança, significa modernidade para o povo do Piauí”, disse.

O presidente da ATI, Avelino Medeiros ressaltou a importância da tecnologia para o desenvolvimento do Estado. “O Piauí está mais moderno em termos tecnológicos. Lembro de 2008 quando sugerimos o primeiro plano diretor de tecnologia do estado. O que o estado recebe hoje é uma nova peça na infraestrutura do Piauí. No mundo que vivemos estruturas como essas são essenciais e o governador aposta em tecnologia como forma de melhorar o funcionamento público do estado. E hoje vários órgãos estão juntos como a Emgerpi e Junta Comercial. O Piauí está se conectando por meio da rede de fibra ótica, queremos um estado sem papel, mais célere e econômico”, disse Avelino Medeiros.

O evento contou com a presença de várias autoridades, como a senadora Regina Sousa (PT), os secretários Merlong Solano (PT), Florentino Neto (PT), Zé Santana (PMDB), Hélio Isaías (PP), a vice-governadora Margarete Coelho (PP), do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado João de Deus (PT), entre outras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.