Fechar
GP1

Picos - Piauí

Promotora ajuíza ação de improbidade contra o Padre Walmir

“Tal omissão demonstra que o prefeito de Picos viola os deveres de honestidade, legalidade, moralidade e eficiência, causando grandes prejuízos a população de Picos", disse a promotora Romara

A promotora de Justiça Romana Leite Vieira ajuizou ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima (PT), pelo descumprimento de acordos referentes ao funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para a promotora, a população encontra-se desassistida dos serviços adequados do SAMU, colocando em risco a saúde pública dos picoenses.

“Tal omissão demonstra que o Prefeito Municipal de Picos, bem como o Secretário Municipal de Saúde, violaram os deveres de honestidade, legalidade, moralidade e eficiência, causando grandes prejuízos para a população de Picos, que encontra-se desassistida dos serviços adequados do SAMU, colocando em risco a saúde pública da municipalidade”, afirma a petição inicial.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Padre Walmir de Lima, Prefeito de Picos Padre Walmir de Lima, Prefeito de Picos

Romana Leite Vieira diante da gravidade da situação, chegou a se reunir com o prefeito em 07 de novembro de 2017, a fim de tentar solucionar a problemática. Na ocasião, o gestor se comprometeu em realizar a manutenção das ambulâncias.

Diz a promotora que, em 12 de novembro de 2017, a situação não havia sido sanada.

Também respondem a ação o ex-secretário de Saúde de Picos, José Venâncio de Sousa Filho , o ‘Dudé’, e a atual secretária, Maria do Socorro de Sousa Rosário.

O Ministério Público pede a condenação dos requeridos nas sanções previstas no art.12, inciso III, da Lei de Improbidade Administrativa, que prevê a aplicação de multas pessoais e que pode resultar, até mesmo, na perda do mandato.

“Não gostaria de ter entrado com esse tipo de ação, mas para acautelar o serviço, foi necessário”, destacou a promotora.

A ação foi ajuizada no dia 28 de novembro e tramita na 1ª Vara da Comarca de Picos.

O que diz o padre Walmir

O padre Walmir não foi localizado nesta sexta-feira (01) para comentar o caso. O GP1 está aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.