Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Igreja lança campanha para ajudar vítimas de incêndio em Teresina

Pelo menos 216 famílias foram atingidas pelo incêndio que ocorreu no dia 16 de outubro deste ano.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNN), Nordeste IV, a Cáritas Brasileira Regional do Piauí e a Arquidiocesana e o Fórum das Pastorais Sociais lançaram na manhã desta quarta-feira (08) a Campanha de Solidariedade às Vítimas do Incêndio no Acampamento 8 de março.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Mulheres do assentamento 08 de marçoMulheres do assentamento 08 de março

A solenidade teve início às 9h no Auditório Mateus, no Centro Pastoral Paulo IV. Estiveram presentes o Arcebispo da Arquidiocese Teresina, Dom Jacinto Brito, dioceses, paróquias, comunidades, congregações e colégios católicos.

Pelo menos 216 famílias foram atingidas pelo incêndio que ocorreu no dia 16 de outubro deste ano. Após mais de 50 dias da tragédia, as famílias continuam alojadas em galpões improvisados e em casas de parentes e vizinhos.

A coordenadora do acampamento, Rita Sousa, abriga quatro famílias em sua residência. “A situação hoje não mudou quase nada, porque as famílias continuam desabrigadas, sem nenhuma condição de sobrevivência. Uma condição miserável mesmo, as famílias até hoje continuam alojadas lá nas casas da comunidade vizinha e muitas outras em latões, que, quando vem a chuva, molha tudo. A sociedade continua ajudando na questão da alimentação. Mas a questão de moradia, para eles, está muito difícil”, disse.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Rita SousaRita Sousa

Segundo a coordenadora, existem pelo menos 186 famílias vivendo em condições miseráveis no local onde ocorreu o incêndio. “A regularização fundiária é um caso que precisamos dar. Temos que ajudar, cuidar dessas famílias e as autoridades tem que ajudar. Eles não podem continuar nessa situação. Hoje são 186 famílias, mas eram 236, porque muitos fugiram no meio do desespero. Tem duas famílias alojadas da comunidade Chapadinha Sul, 1 família na Cerâmica Sul, 3 famílias em Teresina e tem 40 famílias no assentamento 17 de abril e o restante estão nas latadas e barracões no local onde houve a tragédia”, afirmou.

Dom Jacinto ressaltou que a campanha não tem prazo de duração. “Queremos ajudar até o tempo que se fizer necessário, queremos ser uma mão amiga e fraterna que se estende para essas pessoas enquanto a necessidade não permite que elas, por si mesmas, não conseguem desenvolver atividades para sua subsistência”, colocou.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Dom Jacinto BritoDom Jacinto Brito

Para Carlos Humberto, representante da Cáritas Brasileira - Regional do Piauí, após grandes tragédias, a comoção dura pouco tempo e as vítima continuam desassistidas. “Que as companheiras que estão aqui contem com nosso apoio, porque quando acontece um acidente, nos, primeiros dias todo mundo volta a atenção, depois, poucos visitam, poucos vão atrás. Não estamos querendo câmeras para nos mostrar, queremos cuidar dos nossos irmãos”, pontuou.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Carlos Humberto, representante da Cáritas Brasileira - Regional do PiauíCarlos Humberto, representante da Cáritas Brasileira - Regional do Piauí

Todas as doações arrecadas com a campanha serão destinadas ao socorro continuo dessa famílias com alimentação, material de limpeza e higiene, bem como materiais para a reconstrução de suas moradias.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Moradoras do assentamentoMoradoras do assentamento

As doações podem ser entregues no Centro Pastoral Paulo VI, na Paróquia Vila Operária, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vermelha, Paróquia de São Francisco de Assis, no Dirceu II e na Paróquia São Cristóvão, no bairro São Cristóvão.

As ajudas financeiras podem ser depositadas na conta da Cáritas Arquidiocese de Teresina em favor das vítimas do incêndio no Banco do Brasil, Agência 44-2 e conta 309220-8.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.