Fechar
GP1

Paes Landim - Piauí

Justiça Federal condena ex-prefeito José Cipriano Lira

A sentença do juiz federal da Vara Única de São Raimundo Nonato, Pablo Baldivieso, é de 14 de fevereiro deste ano.

O juiz federal da Vara Única de São Raimundo Nonato, Pablo Baldivieso, condenou o ex-prefeito de Paes Landim, José Cipriano de Sousa Lira em ação civil de improbidade. A sentença é de 14 de fevereiro deste ano.

A prefeitura, na gestão de Cipriano, teria celebrado o convênio nº 1684/00 com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, no valor de R$ 80.000,00 para a execução de melhorias sanitárias domiciliares, com início de vigência em 19 de janeiro de 2001 e termo final em 03 de outubro de 2002.

A denúncia é que houve desvio de finalidade “ou até mesmo das verbas liberadas e repassadas ao Município de Paes Landim/PI”, uma vez que até o ajuizamento da ação não teria ocorrido a prestação de contas, o que ensejou a inclusão do município no rol de inadimplentes nos cadastros da FUNASA.

Notificado para apresentar defesa preliminar, o ex-prefeito José Cipriano deixou o prazo transcorrer sem qualquer manifestação.

O juiz condenou o ex-prefeito à suspensão dos direitos políticos do réu por cinco anos e perda da função pública, após o trânsito em julgado, pagamento de multa civil no valor de R$ 25.632,34 a ser revertida em favor do Município de Paes Landim e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoas jurídicas da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de cinco anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.