Fechar
GP1

Colônia do Gurguéia - Piauí

Vereadora denuncia prefeita Doquinha ao Tribunal de Contas

Pedrina afirma que após a prefeita ser eleita, ela passou a utilizar Máquinas e Equipamentos do PAC doados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para coleta de lixo domiciliar.

A vereadora Pedrina Almeida de Araújo Rocha protocolou no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), no dia 9 de fevereiro, uma denúncia contra a prefeita de Colônia de Gurgueia, Alcilene Alves de Araújo, mais conhecida como Doquinha, que assumiu a prefeitura em janeiro desse ano.

Pedrina afirma que após a prefeita ser eleita, ela passou a utilizar Máquinas e Equipamentos do PAC doados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para coleta de lixo domiciliar. Ela afirma que as máquinas são um caminhão basculante (Caçamba), doado pelo governo federal em 14 de março de 2014, uma Pá Carregadeira, doada em 28 de Abril de 2014 e uma retroescavadeira, doada em 11 de Junho de 2013.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal de Contas do EstadoTribunal de Contas do Estado

Pedrina explica que a prefeita não pode utilizar essas máquinas para coleta de lixo domiciliar, pois elas foram doadas para uso exclusivo em “Obras de Interesse Social para a promoção da  agricultura familiar e reforma agrária,  em especial a recuperação de estradas vicinais e em obras de captação e armazenamento de água garantindo o abastecimento à população”.

A vereadora destaca que os usos irregulares das máquinas podem diminuir a sua vida útil e que as “informações que temos é que estão dirigindo as máquinas pessoas sem qualquer certificado de treinamento com o fabricante das mesmas, o que compromete a utilização eficiente da mesma, correndo sérios riscos de que imperícias sejam cometidas e por conseguinte e deteriorização dos equipamento”.

Ela ainda pede que a prefeita seja responsabilizada, pois a utilização irregular das máquinas"fere também os princípios da administração pública, o que configura ato de improbidade administrativa". Ela ainda solicita que o Ministério Público Federal seja informado sobre o caso e pede aplicação de multa a Doquinha.

Outro lado

Procurada pelo GP1 nesta quarta-feira (15), a prefeita Doquinha não foi localizada para comentar a denúncia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.