Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington participa da abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas

A 15ª Semana dos Povos Indígenas acontece até a próxima quinta-feira (20) e conta com uma programação com exposições, oficinas e mesas redondas sobre a temática indígena.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 12 Wellington dias na Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas Wellington dias na Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 12 Semana dos Povos Indígenas Semana dos Povos Indígenas
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 12 Público Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas Público Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 12 Povos Indígenas Povos Indígenas
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 12 Indígenas Indígenas
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 12 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 12 Governador visita exposições no museu do piauí Governador visita exposições no museu do piauí
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 12 Governador na Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas Governador na Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 12 Exposição Fotográfica OBDUCO Exposição Fotográfica OBDUCO
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 12 Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 12 Museu do Piauí realiza Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas Museu do Piauí realiza Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 12 Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas  Abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas

Foi realizada, na noite desta terça-feira (18), no Museu do Piauí, a abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas. Participaram do evento o governador Wellington Dias, a diretora do museu, Dora Medeiros, Francisca Kariri, representante da comunidade indígena Queimada Nova, Professor Hélio Ferreira, da UFPI, entre outras autoridades.

O governador ressaltou que os principais problemas sociais ocorrem com os indígenas. “Queremos superar um problema que é do Brasil, onde os principais problemas sociais estão exatamente nos povos indígenas, mesmo a população negra, mesmo a população de periferia, quando a gente olha a taxa de mortalidade infantil, mortalidade de gestante, a situação da renda, a gente percebe que o maior atraso está com a população indígena e o Piauí quer vencer essa etapa tratando com dignidade índios e índios descendentes do Piauí”.

Wellington Dias também falou sobre o fechamento da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) no Piauí: “Nós tomamos uma decisão de manter pelo Estado o atendimento, eu formalizei uma proposta dirigida ao Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e à própria Funai onde o Estado garante inclusive a questão do custo, se o problema é de ordem financeira, mesmo tendo dificuldade, o Estado do Piauí se dispôs a bancar esses custos”, explicou.

“Por outro lado temos investimentos nessa área do Casai (Casa da Saúde Indígena) que nós temos uma rede de saúde que também atende a população indígena do Piauí e fora do Estado, agora o índio ele quer também cultura, ele quer estudar, quer entender do mundo digital, quer dominar além da língua própria do português, o inglês, espanhol, quer fazer cursos de qualificação, quer fazer oficinas para resgatar o artesanato e arte indígena, por isso que eu acho que esse momento aqui, no museu do Piauí, a gente tem a oportunidade desse encontro de gerações que é muito importante para as atuais gerações”, declarou.

A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, também falou sobre o evento: “Gostaria de agradecer ao governador Wellington Dias, nosso índio maior do Piauí, que está conosco desde quando iniciamos esse movimento em 2003. Esse já é um evento fixo do calendário do Museu do Piauí e visa a preservação da memória indígena, tão importante na nossa identidade cultural”.

"O Museu do Piauí tem esse evento anualmente, nós somos uma instituição vinculada à secretaria estadual da Cultura, que tem como secretário Fábio Novo, que tem nos dado toda a atenção. Estamos apresentando o Museu do Piauí de uma forma que sempre sonhamos. Nós só temos a festejar, mas também temos que colocar uma coisa, que foram extintas 51 unidades indígenas no Brasil, isso nós não podemos permitir e a única que nós tínhamos no Piauí, em Piririr, ela foi extinta", criticou Dora.

O governador anunciou ainda que vai acontecer, ainda este ano, o 1º Jogos Indígenas do Brasil no Piauí, que segundo ele, é o mais importante evento indígena do Brasil.

A 15ª Semana dos Povos Indígenas acontece até a próxima quinta-feira (20) e conta com uma programação com exposições, oficinas e mesas redondas sobre a temática indígena. O evento visa a conscientização e preservação da cultura, identidade e direitos dos índios. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.