Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Flora Izabel solicita concurso com 200 vagas para o Detran-PI

Documento será encaminhado ao governador para análise.

Um requerimento pedindo ao governador Wellington Dias a abertura de edital para a realização de concurso público com 200 vagas para examinadores do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI) foi aprovado nesta terça-feira (20) pela deputada Flora Izabel. De acordo com a parlamentar, o quatro de examinadores do órgão está bastante reduzido.

"A demanda pelos serviços aumentou muito em todo o Piauí nos últimos anos, principalmente, em função das facilidades de acesso a veículos de passeios e a motos, enquanto o número de examinadores apenas reduziu por falta de concurso público ao longo dos anos, o que impossibilita a realização, em tempo hábil e de forma mais ágil, de todos os exames práticos para as expedições das habilitações", explicou Flora Izabel.

  • Foto: Priscila Caldas/GP1João Madison e Flora Izabel Flora Izabel

Com o concurso, o Detran vai poder fixar banca de examinadores nas maiores cidades do Piauí, como Parnaíba, Floriano, Picos, Bom Jesus e São Raimundo Nonato. Hoje, os exames práticos nos municípios são feitos pelos examinadores de Teresina.

Segundo a deputada, o número insuficiente de servidores para a demanda impacta negativamente na arrecadação do órgão e na prestação dos serviços aos piauienses que procuram tirar suas Carteiras Nacionais de Habilitações (CNHs).

A deputada afirma que hoje o Detran-PI tem apenas 45 examinadores para atender os 224 municípios e que isso dificulta o atendimento a grande demanda gerada todos os dias, já que não existem bancas fixas de examinadores nas demais cidades piauienses.

De acordo com a legislação, só pode ser examinador quem é concursado, sendo que a mesma lei proíbe a terceirização deste tipo de serviço. "Neste contexto, a melhor alternativa é o concurso público com a oferta de 200 vagas, o que vai ampliar as receitas do estado do Piauí e garantirá comodidade a todos que buscam os exames práticos. Por isso, estamos fazendo o apelo ao governador neste sentido", finalizou a deputada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.