Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vacina Pentavalente é distribuída em hospitais de Teresina

Foram enviadas somente 1050 doses da vacina. Portanto, ela será distribuída apenas nos hospitais.

O Ministério da Saúde enviou para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) 1050 doses da vacina Pentavalente. A distribuição iniciou nessa semana, e a vacinação prioriza o abastecimento das salas de vacina dos hospitais.

A assessoria de comunicação da FMS informou que essa vacinação não faz parte de campanha, e sim do calendário. “Vieram poucas doses. A diretoria de vigilância da saúde enviou somente para os hospitais. Quando acabar as doses temos que esperar uma nova remessa do Ministério da Saúde”, disse.

Em Teresina, há dois meses que o Ministério da Saúde não estava repondo estoque da referida vacina. A vacina garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e na garganta, entre outros) e ainda contra a hepatite B.

Desde fevereiro de 2017, a vacina pentavalente, oferecida no Programa Nacional de Imunização (PNI), deixou de ser importada para o Brasil. Isso porque a parceria entre o Ministério, Bio-manguinhos/Fiocruz e o Instituto Butantan tornou possível a produção da vacina em território nacional.

Vacinação

Desde 2012, o PNI oferta a vacina Pentavalente no calendário de vacinação. As crianças devem tomar 3 doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade. Mesmo com a mudança na aquisição da vacina, o esquema vacinal ofertado nos postos de saúde continua o mesmo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.