Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Piauiense Luís Carlos Cardoso vence Mundial de Paracanoagem

Luís Carlos, que ficou em primeiro lugar na prova do VL1 200m masculino, é ex-dançarino e perdeu os movimentos das pernas em 2009.

O atleta piauiense Luís Carlos Cardoso, natural de Picos, venceu o Campeonato Mundial de Paracanoagem nessa quarta-feira (24) em Racice, na República Tcheca. Luís Carlos, que ficou em primeiro lugar na prova do VL1 200m masculino, é ex-dançarino e perdeu os movimentos das pernas em 2009.

Com o título, o atleta se tornou tetracampeão mundial. Em seu perfil na rede social Instagram, Luís Carlos comemorou a conquista. “O título de tetra campeão na canoa chegou, feliz demais por conquistar mais esse título para nosso país”, diz a legenda da foto em que ele aparece no pódio.

  • Foto: Instagram/Luís Carlos CardosoPublicação de Luís CarlosPublicação de Luís Carlos

De acordo com o Globo Esporte, o segundo lugar ficou com o húngaro Róbert Suba, e o terceiro com o russo Pavel Gromov.

História de superação

Luís Cardoso começou a dançar profissionalmente aos 13 anos de idade, quando montou um grupo de dança. Passando por diversas bandas, dentre elas, a do cantor piauiense Frank Aguiar, ele percorreu todo o país, até que, em 2009, perdeu os movimentos das pernas repentinamente. Em sua biografia, disponibilizada em seu site oficial, o atleta conta como ficou paraplégico.

“Onze de Dezembro, data do meu aniversário de 25 anos, dei entrada no pronto socorro em São Bernardo do Campo sentindo fortes dores pelo corpo, dores essas que dias depois veio me deixar paraplégico, somente conseguindo movimentar cabeça, ombros e braços. Fui transferido para um hospital para uma investigação mais profunda onde constataram que um parasita se alojou na minha medula, deixando-me sem movimentos. Infelizmente dias depois minha mãe veio a falecer. Mesmo com toda essa reviravolta, graças a Deus, não me deixei abater! Após dois meses saí do hospital, procurei primeiramente cuidar do meu espiritual, pois sabia se este estivesse abalado, eu não encontraria forças para me reerguer. Através da paz e força que Deus me deu segui em frente sem olhar para trás”, diz um trecho do texto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.