Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Grupos levam tradição do Bumba Meu Boi ao Encontro de Folguedos

A segunda noite do XLI Encontro Nacional de Folguedos levou muita dança com a apresentação de grupos diversificados.

Bumba meu boi, reisado e quadrilhas. Independente da época do ano, essas manifestações culturais agradam o público no XLI Encontro Nacional de Folguedos. O palco “Cordel Encantado”, que recebe as apresentações, traz essa riqueza cultural, onde os grupos do Piauí e de outros estados mesclam dança, música e teatro em uma mesma apresentação.

A segunda noite do XLI Encontro Nacional de Folguedos levou muita dança com a apresentação de grupos diversificados. A sanfoneira de São Raimundo Nonato, Dona Sebastiana foi quem abriu a programação da sexta-feira (25) recebendo com o som caraterístico de sua sanfona o governador Wellington Dias, que visitou a Vila Olímpica do Albertão e conheceu todos os espaços do evento.

  • Foto: Roberta AlineEncontro de FolguedosEncontro de Folguedos

O batuque dos tambores do grupo Afro Cultural Coisa de Nêgo também se apresentou, levando uma mensagem que reverencia a cultura negra e denuncia o racismo. Com uma mistura de sons e ritmos, o Bumba Meu Boi “Raízes do Maranhão”, da cidade de Codó, fez uma apresentação que resgata as raízes culturais maranhenses. Homens e mulheres dançaram ao som do tambor, com uma pitada de reggae, outro ritmo característico do estado.

“Sempre que nos apresentamos nos Folguedos encaramos como uma oportunidade única, pensamos nos melhores figurinos, nas melhores coreografias, tudo para darmos o melhor e mostrar ao público o que o Maranhão tem de mais bonito para oferecer”, disse o coordenador do Bumba Meu Boi “Raízes do Maranhão”, Thelvany Frazão.

Quem assistiu às apresentações elogiou a beleza e a riqueza cultural apresentada pelos grupos. “Estava tudo muito bonito. É muito bom poder sair de casa e assistir a apresentações que revelam nossa cultura popular”, diz a auxiliar administrativa Ieda Brito, que levou o marido e as duas filhas para o evento.

Passaram ainda pelo palco Cordel Encantando as quadrilhas Luar do Sertão e Asa Branca. No Palco De Repente teve muito forró e sertanejo ao som da dupla Reisinho e Maclaine, as cantoras Fafá Santana e Laninha, Luzinho Vaneirão e forró da banda Bonde do Brasil, que colocou o público inteiro para dançar.

Na noite deste sábado (26) terá o XV Festival Regional de Quadrilhas Juninas – Nordestão, que vai trazer ao Encontro de Folguedos grupos de vários estados nordestinos, como Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.