Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PF deflagra Operação 'Curriculum' na Universidade Estadual do Piauí

A operação investiga irregularidades na aplicação de recursos federais destinados à Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Polícia Federal na Uespi Polícia Federal na Uespi
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Agentes levam documentos da Uespi Agentes levam documentos da Uespi
Lucas Dias/GP1 3 / 11 Polícia Federal cumpre mandado na Uespi Polícia Federal cumpre mandado na Uespi
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Documentos da Uespi são apreendidos pela Polícia Federal Documentos da Uespi são apreendidos pela Polícia Federal
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Documentos apreendidos pela Polícia Federal na Uespi Documentos apreendidos pela Polícia Federal na Uespi
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Polícia Federal na sede da Uespi Polícia Federal na sede da Uespi
Lucas Dias/GP1 7 / 11 Servidores acompanham do lado de fora o trabalho da PF Servidores acompanham do lado de fora o trabalho da PF
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Polícia Federal em operação Polícia Federal em operação
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Delegado Alex Chagas Delegado Alex Chagas
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Polícia Federal no Palácio Pirajá Polícia Federal no Palácio Pirajá
Lucas Dias/GP1 11 / 11 Servidores entrando no prédio Servidores entrando no prédio

A Polícia Federal no Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) a “Operação Curriculum”, que investiga irregularidades na aplicação de recursos federais destinados à Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no âmbito dos Programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Também participam da ação a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal.

Servidores da instituição não puderam adentrar o Palácio Pirajá, sede da administração superior da universidade, até a PF concluir a ação, por volta das 09h30min.

Segundo informações da Polícia Federal no Piauí, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na Uespi, no Campus Torquato Neto, localizado no bairro Pirajá em Teresina, “cujo material apreendido será analisado e os envolvidos intimados a prestarem esclarecimentos sobre as irregularidades”. O delegado Alex Chagas coordena a operação e vários documentos estão sendo apreendidos pelos policiais.

Veja aqui nota da Polícia Federal

Durante as investigações, os policiais identificaram a realização de pagamentos indevidos no valor de R$ 276.585,00 mil, referente a concessão indevida de bolsas no ano de 2016. Nesse caso, foram concedidas bolsas sem qualquer tipo de critério, sem processo seletivo e sem que as pessoas beneficiadas atendessem aos requisitos exigidos para que recebessem a bolsa, como por exemplo, a falta de comprovação de formação acadêmica e de experiência profissional.

Familiares de servidores estão entre os beneficiados. A Polícia Federal informou que “também foram constatados indícios de que alguns bolsistas recebiam os pagamentos, porém não desempenhavam suas atividades, bem como a utilização das bolsas para pagamentos de serviços de terceiros, o que indica a possível ocorrência de desvio de finalidade na aplicação dos recursos”.

Os programas

O UAB tem por finalidade expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país, por meio do desenvolvimento de programas e de cursos na modalidade de educação à distância, enquanto o PARFOR tem como escopo a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas de educação básica, por meio de atividades presenciais.

Veja nota da Polícia Federal na íntegra:

Polícia Federal e CGU deflagram no Piauí a Operação Curriculum

Teresina/PI, 17/01/2018: A Polícia Federal no Estado do Piauí, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal, deflagraram na manhã de hoje a Operação CURRICULUM que investiga irregularidades na aplicação de recursos federais destinados à Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no âmbito dos Programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

O UAB tem por finalidade expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país, por meio do desenvolvimento de programas e de cursos na modalidade de educação a distância, enquanto o PARFOR tem como escopo a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas de educação básica, por meio de atividades presenciais.

As investigações realizadas até o momento identificaram indícios da concessão indevida de bolsas, que somente no ano de 2016 teriam gerado pagamentos indevidos no montante de R$ 276.585,00. Dentre os casos identificados, constataram-se a concessão de bolsas sem a realização do respectivo processo seletivo e a pessoas que não atendiam os requisitos dos programas federais, tais como ausência de comprovação de formação acadêmica e de experiência profissional. Alguns dos bolsistas são familiares de servidores da UESPI. Também foram constatados indícios de que alguns bolsistas recebiam os pagamentos, porém não desempenhavam suas atividades, bem como a utilização das bolsas para pagamentos de serviços de terceiros, o que indica a possível ocorrência de desvio de finalidade na aplicação dos recursos.

Equipes da Polícia Federal e da CGU estão cumprindo mandado de busca e apreensão na sede UESPI, cujo material apreendido será analisado e os envolvidos intimados a prestarem esclarecimentos sobre as irregularidades.

Comunicação Social - SR/PF/PI

Uespi afirma que pediu investigação

A assessoria de comunicação da Uespi divulgou uma nota de esclarecimento, afirmando que foi a atual gestão que solicitou as investigações e destacou que “está colaborando naquilo que é solicitada com a investigação e que é a maior interessada em que tudo fique esclarecido para garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos que tem sido o norte da atual gestão”.

A Uespi disponibilizou o ofício assinado pelo reitor Nouga Cardoso, solicitando a ação da CGU.

Uma coletiva de imprensa será realizada nesta quarta-feira, pela Uespi, para prestar maiores informações.

Veja a nota na íntegra:

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vem a público informar que, motivada por notícias veiculadas na imprensa tendo como foco os programas PARFOR(Plano de Formação de Professores da Educação Básica) e NEAD(Núcleo de Educação à Distância) desenvolvidos no âmbito desta IES, solicitou, ainda em meados de 2017, apuração por parte da Controladoria Geral do Estado e também da Controladoria Geral da União, tendo em vista tratar-se de recursos de origem federal.

Atendendo esta solicitação da UESPI, os órgãos de controle de contas acionaram a Polícia Federal para realizar as buscas necessárias de averiguação solicitada, ocorridas na manhã desta quarta-feira, 17/01/2018.

A Administração Superior UESPI deixa claro que, além de ter solicitado de ofício, está colaborando naquilo que é solicitada com a investigação e que é a maior interessada em que tudo fique esclarecido para garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos que tem sido o norte da atual gestão.

Informamos ainda que, às 11:00, será realizado uma coletiva de imprensa no Palácio Pirajá.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.