Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Secretaria de Segurança do Piauí inicia curso de Operações Especiais

A aula inaugural aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), na Acadepol.

Lucas Dias/GP1 1 / 12 Agentes na Acadepol Agentes na Acadepol
Lucas Dias/GP1 2 / 12 Alunos do Curso de Operações Táticas Especiais 2018 Alunos do Curso de Operações Táticas Especiais 2018
Lucas Dias/GP1 3 / 12 Alunos do Curso de Operações Táticas Especiais da PC-PI Alunos do Curso de Operações Táticas Especiais da PC-PI
Lucas Dias/GP1 4 / 12 Auditório da Acadepol Auditório da Acadepol
Lucas Dias/GP1 5 / 12 COTE COTE
Lucas Dias/GP1 6 / 12 Delegado Geral Riedel Batista Delegado Geral Riedel Batista
Lucas Dias/GP1 7 / 12 Delegado Zanatta Delegado Zanatta
Lucas Dias/GP1 8 / 12 Divisão de Operações Especiais Divisão de Operações Especiais
Lucas Dias/GP1 9 / 12 Instrutor do COTE Jean Sidney Instrutor do COTE Jean Sidney
Lucas Dias/GP1 10 / 12 Fábio Abreu, secretário de Segurança do Piauí Fábio Abreu, secretário de Segurança do Piauí
Lucas Dias/GP1 11 / 12 Mesa de honra com autoridades da cúpula da Segurança Pública do PI Mesa de honra com autoridades da cúpula da Segurança Pública do PI
Lucas Dias/GP1 12 / 12 Turma do COTE Turma do COTE

A Secretaria de Segurança Pública realizou na manhã desta segunda-feira (22), aula inaugural do I Curso de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil do Piauí, no auditório da Acadepol.

O secretário estadual de segurança Pública do Estado, Fábio Abreu, falou sobre a importância do curso para o estado do Piauí. “Sem dúvida que para a Secretária de Segurança Pública esse curso é fundamental. Nós estamos participando de mais uma das qualificações que a segurança está proporcionando aos seus integrantes, tivemos vários cursos dessa natureza na Polícia Militar, da Rone e do Bope, que foi o mais recente. Agora, da Polícia Civil, já iniciamos a adaptação e qualificação, de um modo geral, mas de forma específica esse é o primeiro e um dos mais tops que estamos lançando na Polícia Civil, tanto que temos a presença de policiais do Paraná, do Maranhão de outros estados, que também vão estar buscando essa qualificação, claro que nem todos vão terminar o curso de Operações Especiais em si, são várias etapas fora do nosso estado e etapas aqui”, afirmou o secretário.

Fábio Abreu ainda falou sobre a possibilidade de ser criada uma unidade especializada na Polícia Civil para focar em missões do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre). “É aquilo que a gente tem buscado, a perfeição com relação a qualificação, e buscando dar ao profissional, principalmente na área da Polícia Civil. Talvez, de acordo com os nossos estudos, possamos criar uma unidade especializada da Polícia Civil para as principais missões principalmente do Greco e na Depre, que são relacionados a assaltos de bancos e grandes traficantes”, informou.

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, relatou que esse é o primeiro curso dessa proporção no estado, onde participam policiais de vários estados que, juntamente com os policiais do Piauí, formarão a Diretoria de Operações Especiais (DOE).

“Esse curso de operações especiais da Polícia Civil é o primeiro que acontece aqui no estado do Piauí. É um curso que visa capacitar os policiais civis do Piauí e outras instituições também de outros estados e visa, com isso, formar um grupo especial para, justamente, atuar em situações de alto risco, são situações que demandam um alto preparo, alta disciplina, e as pessoas que formarão esse grupo, ficarão à disposição do secretário de segurança, do delegado geral, para que nessas missões, na área de segurança pública, possam atuar gerando menor risco possível para as vítimas e para os demais colegas, que trabalham nas instituições parceiras. Temos, atualmente, 29 policiais, 17 do estado do Piauí e 12 de outros estados, um delegado, agentes de polícia e um perito, que estão participando do curso, e a gente espera que, até o final de março, esse curso seja encerrado para, justamente, a gente poder formar esses alunos e ainda esse ano constituir esse grupo, denominado de Diretoria de Operações Especiais (DOE), para que seja formado e se consiga trabalhar em várias missões dentro da Polícia Civil e entre outras instituições”, relatou Riedel Batista.

Como funcionará o curso

Um dos instrutores do curso e agente da Depre, Jean Sidney, explicou que curso de Operações Táticas Especiais ocorrerá em várias etapas, que serão realizadas em cinco estados diferentes, com treinamentos específicos em cada uma delas.

“Começou com 95 inscritos, 57 compareceram para fazer o TAF e 30 ficaram aptos para participar. O curso tem uma duração estimada de 60 dias, com a participação de coirmãos de cinco estados, Maranhão, Brasília, Goiás, Bahia e Ceará e terminamos aqui. Esses 30 que iniciaram ainda podem terminar mesmo com um número menor, não temos ainda a previsão. Essa semana que está se iniciando hoje, é a semana administrativa, falar sobre os cursos de operações especiais, conduta do aluno, o que se deve fazer no curso, poder de investigação da pessoa, é bem por aí. Na semana seguinte, vem a semana zero, a semana rústica, corresponde a parte operacional, a parte física, a parte técnica, na terceira semana é São Luís, a parte de água, quarta semana, parte de explosivos em Brasília, quinta semana, parte de resgate de reféns, no Goiás, sexta semana, caatinga na Bahia e sétima semana no Ceará, também resgate de refém”, explicou Jean.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.