Fechar
GP1

Picos - Piauí

Pais passam a noite em filas em busca de vaga em escolas de Picos

As matrículas só começam nesta terça-feira, 9, mas desde a madrugada de ontem, 8, já existiam pais de alunos nas filas para garantir uma vaga.

GP1 1 / 11 A espera é longa e  cansativa A espera é longa e cansativa
GP1 2 / 11 Fila é formada por mulheres, homens e crianças Fila é formada por mulheres, homens e crianças
GP1 3 / 11 Moradores acampados na unidade escolar Tia Celeste Moradores acampados na unidade escolar Tia Celeste
GP1 4 / 11 Moradores em frente a unidade escolar Tia Celeste Moradores em frente a unidade escolar Tia Celeste
GP1 5 / 11 Moradores esperam mais de 40 horas para matricular filhos em escola pública Moradores esperam mais de 40 horas para matricular filhos em escola pública
GP1 6 / 11 Na Boa Vista a cena se repete desde a inauguração da creche Na Boa Vista a cena se repete desde a inauguração da creche
GP1 7 / 11 Na Boa Vista a fila começou ainda na madrugada de ontem Na Boa Vista a fila começou ainda na madrugada de ontem
GP1 8 / 11 Na fila estão crianças e adultos Na fila estão crianças e adultos
GP1 9 / 11 Pais de alunos disputam vaga na unidade escolar Tia Celeste Pais de alunos disputam vaga na unidade escolar Tia Celeste
GP1 10 / 11 Pais passam a noite em fila na creche Doroteia Oliveira, na Boa Vista Pais passam a noite em fila na creche Doroteia Oliveira, na Boa Vista
GP1 11 / 11 Para passar o tempo moradores se ajeitam como podem Para passar o tempo moradores se ajeitam como podem

Em busca de conseguir uma vaga na rede municipal de ensino de Picos, dezenas de pais de alunos passaram a noite em filas. As matrículas somente serão realizadas na manhã desta terça-feira, 9, porém, muitos moradores chegaram às unidades escolares ainda na madrugada de ontem, 8, e montaram acampamento improvisado.

Conforme constatou a reportagem do GP1, a situação é mais grave em duas escolas. Na unidade escolar Tia Celeste, localizada na rua João XXIII, com a Monsenhor Hipólito, no centro, e na Creche Doroteia Cristo de Oliveira, no bairro Boa Vista. Em ambas, os pais chegaram ainda na madrugada de ontem, 8, a fim de garantir uma vaga para seus filhos.

Para passar o tempo os pais de alunos improvisaram uma espécie de acampamento, com cadeiras, colchões, travesseiros, lençóis e comida. Entre os moradores o clima é de indignação e descrédito pela situação que têm que enfrentar para ter direito a algo assegurado pela constituição federal.

Depoimentos

Tarciso Bernardes de Sousa, de 59 anos, disse que chegou ao meio dia de ontem, 8, para garantir uma vaga para seu neto de cinco anos na unidade escolar Tia Celeste. Ao lado de outros avós ele disse que não se conformava com aquela situação e cobrou do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), mais investimentos no setor de educação.

“Estou aqui me humilhando, porque a Constituição me dá o direito de ser um cidadão, mas, não estou tendo essa condição reconhecida. Passei o dia todo e a noite acordado numa escravidão dessa em busca de matricular meu neto e nem a garantia de que terei a vaga eu tenho” – desabafou Tarciso Bernardes.

“Gostaria que o prefeito e a secretária municipal de Educação vissem isso com mais humanidade! Isso aqui é uma tortura! Nós pagamos impostos e temos o direito de ter uma escola de qualidade para nossos filhos e netos” – ressaltou.

Marinalva também se encontrava na unidade escolar Tia Celeste em busca de garantir uma vaga para uma criança do primeiro ano. Ela disse que ligou para a escola na última sexta-feira, 5, e fora informada de que haviam 75 vagas.

“Quando cheguei aqui hoje [ontem] por volta das 7 horas da manhã, fui informada de que somente seriam disponibilizadas 55 vagas. Estamos esperando desde cedo nessa humilhação e ainda chegou um policial dizendo que havia sido informado pela diretoria que só existem 30 vagas e que as outras pessoas deveriam ir embora” – denunciou Marinalva, acrescentando que ninguém iria deixar a escola sem conseguir a matrícula.

Marinalva, que reside no bairro Morada do Sol, fez um apelo Padre Walmir. “Gostaria de dizer ao prefeito que ele cuidasse melhor da cidade, que abrisse mais escolas ao invés de fechar, que disponibilizasse mais vagas e que oferecesse um ensino de qualidade, pois em muitas unidades é péssimo” – alfinetou.

Segundo cartaz afixado no mural, na unidade escolar Tia Celeste estão sendo disponibilizada 95 vagas, distribuídas da seguinte forma. 15 vagas para o primeiro ano, turno manhã e 40 para tarde; 8 vagas para 2º ano manhã; 4 vagas para o 3º ano tarde, 3 vagas para o 4º ano tarde e 25 vagas para o 5 º ano à tarde

Creche Doroteia Oliveira

Na Creche Doroteia Cristo de Oliveira, localizada no bairro Boa Vista, a situação é a mesma. Dezenas de pais estão acampados desde a madrugada de ontem, 8, em busca das 142 vagas disponibilizadas para o Maternalzinho, Maternal, Jardim I e II nos turnos da manhã e tarde.

Como muitas pessoas chegaram ainda de madrugada e a direção não abriu a creche, elas passaram o dia todo do lado de fora expostas ao sol quente e a noite ao relento. Somente na manhã desta terça-feira, 9, é que as matrículas começarão a ser efetivadas.

Sentada em uma cadeira ao lado de outras mães, Fran Carvalho, moradora do bairro Passagem das Pedras, classificou a situação como uma falta de respeito e de humanidade para com a comunidade. Ela disse que havia chegado por volta do meio dia de ontem, mas antes já tinha um filho dela guardando a vaga.

“Faço um apelo ao prefeito para que ele olhe com mais carinho e zelo para a população! Procure abrir mais creches para não ocasionar tumultos como os que ocorrem na Boa Vista desde o ano passado” – declarou Fran Carvalho.

Inaugurada no dia 10 de dezembro de 2015, a Creche Doroteia Cristo de Oliveira, no bairro Boa Vista, tem capacidade para atender cerca de 500 crianças de 3 a 5 anos e onze meses de idade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.