Fechar
GP1

Morro Cabeça no Tempo - Piauí

Ex-prefeito Vandiel Alfre é condenado pela Justiça por improbidade

A sentença do juiz federal Jamyl de Jesus Silva, da Vara Única de Corrente, foi dada no dia 20 de setembro deste ano.

O juiz federal Jamyl de Jesus Silva, da Vara Única de Corrente, condenou o ex-prefeito de Morro Cabeça no Tempo, Vandiel Alfre Naponuceno, em ação civil de improbidade administrativa à suspensão dos direitos políticos por 3 anos. A sentença foi dada no dia 20 de setembro deste ano.

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, o ex-prefeito causou dano ao erário ao transferir recursos da conta específica do FUNDEB, sem comprovação de despesa, para a conta de pessoas físicas e para a conta genérica da prefeitura.

Sustentou ainda que ao transferir recursos da conta específica do FUNDEB, o ex-prefeito violou o princípio da publicidade na sua vertente transparência com o trato da coisa pública, vez que não apresentou documentação comprobatória da realização de despesa.

Notificado, o ex-prefeito negou que tenha cometido ato de improbidade administrativa, vez que está ausente elemento subjetivo necessário para caracterizar ato ímprobo, tampouco a má-fé. Ademais, aduziu que suas contas foram aprovadas pela câmara municipal, que derrubou o julgamento feito pelo TCE/PI. Sustentou, também, que todos os recursos foram utilizados em prol da municipalidade.

Na sentença, o magistrado reconheceu a responsabilidade ex-prefeito quanto à violação de princípios que regem a administração pública, especialmente o da publicidade, motivo pelo qual foi condenado ao pagamento de multa correspondente a uma vez o valor da última remuneração recebida pelo ex-prefeito e suspensão dos direitos políticos par 3 anos.

Ele ainda está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 3 anos.

Outro lado

O ex-prefeito não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.