Fechar
GP1

Picos - Piauí

Devotos participam da procissão do Bom Jesus dos Passos em Picos

Procissão foi encerrada na praça Justino Luz onde foi celebrada missa pelo bispo diocesano, dom Plínio José.

Cleuma Silva 1 / 9 Procissão oriunda dos bairros Junco e São José Procissão oriunda dos bairros Junco e São José
Cleuma Silva 2 / 9 Encontro das imagens em Picos Encontro das imagens em Picos
GP1 3 / 9 Devotos reverenciam imagem do Bom Jesus dos Passos Devotos reverenciam imagem do Bom Jesus dos Passos
GP1 4 / 9 Fiéis reverenciam imagem de Nossa Senhora das Dores Fiéis reverenciam imagem de Nossa Senhora das Dores
GP1 5 / 9 Milhares de fiéis prestigiam a celebração Milhares de fiéis prestigiam a celebração
GP1 6 / 9 Momento da comunhão Momento da comunhão
GP1 7 / 9 Dom Plínio fala sobre o significado da Procissão de Passos Dom Plínio fala sobre o significado da Procissão de Passos
GP1 8 / 9 Celebrantes da missa Celebrantes da missa
GP1 9 / 9 Imagens são conduzidas ao adro da Catedral Imagens são conduzidas ao adro da Catedral

Milhares de devotos oriundos das três paróquias de Picos participaram no final da tarde de ontem, 23, da tradicional Procissão do Bom Jesus dos Passos. O encerramento foi na praça Justino Luz, onde foi celebrada missa campal pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva.

No momento das procissões chovia forte em Picos e, mesmo assim as milhares de pessoas seguiram o cortejo numa demonstração de fé e devoção a Jesus Cristo. Na homilia, o bispo dom Plínio destacou a força do povo, que compareceu em grande número à celebração.

Tradição

Seguindo uma tradição de muitos anos, na sexta-feira que antecede a abertura da Semana Santa, as três Paróquias de Picos promovem procissões simultâneas e por volta das 18 horas, se encontram na praça Justino Luz, onde em seguida acontece a celebração eucarística.

Do bairro Junco saiu às 16 horas uma procissão com a cruz, enquanto no mesmo horário a imagem do Bom Jesus dos Passos era conduzida pelos fiéis da Paróquia São José Operário e a imagem de Nossa Senhora das Dores seguia à frente da procissão organizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

Após o encontro das três imagens no centro da praça Justino Luz, a comunidade se dirigiu ao adro da Igreja Catedral para a missa solene, presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres, Francisco Pereira Borges (Chiquinho), Sebastião Francisco dos Santos, Francisco de Assis Sousa, João Pereira de Sousa (Joãozinho) e David de Sousa Barros.

Segundo dom Plínio, o povo provou que tem a sua fé em Jesus Cristo e compareceu em grande número. “Parece até que a chuva fez foi animar mais as pessoas. Eu imaginava que muita gente não viesse à igreja, mas, nos impressionou essa multidão que não diferenciou dos anos em que não choveu” – pontuou.

Para dom Plínio, a Sexta-Feira de Passos é um dia especial em que a igreja celebra para preparar o povo para participar da Semana Santa. “Mas aqui, nessa procissão do encontro, o sinal é de que nós também queremos nos encontrar com Jesus, nos encontrando uns com os outros” – explicou.

Em relação à Semana Santa, cuja programação será aberta neste Domingo de Ramos, dom Plínio disse esperar que tenha uma participação bem representativa, bem expressiva do povo. Para tanto, a Diocese de Picos está fazendo convite a todos para que não deixem de marcar presença em todas as celebrações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.