Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministério Público do Trabalho investiga Casas Bahia em Teresina

A portaria nº 113.2018 foi assinada pelo procurador do Trabalho José Wellington de Carvalho Soares, na última segunda-feira (19).

O Ministério Público do Trabalho no Piauí instaurou inquérito civil para investigar denúncia contra a empresa Casas Bahia, localizada no Teresina Shopping, zona leste da Capital. A portaria nº 113.2018 foi assinada José Wellington de Carvalho Soares, na última segunda-feira (19).

A empresa é acusada de praticar irregularidades trabalhistas consistentes em não apresentar documentos sujeitos à inspeção do trabalho, descontos indevidos na remuneração dos seus empregados, deixar de conceder férias vencidas, não concessão do vale-transporte e deixar de efetuar o pagamento integral dos salários dentro do prazo legal.

No documento, o procurador considerou a prerrogativa de livre acesso do agente da inspeção trabalhista a todas as dependências dos estabelecimentos sujeitos ao regime da legislação trabalhista, sendo as empresas obrigadas a prestar-lhes os esclarecimentos necessários ao desempenho de suas atribuições legais e a exibir, quando exigidos, quaisquer documentos que digam respeito ao fiel cumprimento das normas de proteção ao trabalho, nos termos do artigo 630, § 3º, da CLT.

É destacado ainda que as irregularidades indicadas, se confirmadas, têm repercussão coletiva e envolvem interesses transindividuais de trabalhadores, como a sonegação de direitos trabalhistas assegurados em lei.

Outro lado

Procurado, na tarde de sexta-feira (23), o gerente das Casas Bahia identificado como Marcos disse que retornaria com um posicionamento da empresa, o que não aconteceu até a publicação da reportagem. O GP1 continua aberto a esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.