Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fábio Abreu diz que houve redução de homicídios em Teresina

"Nós não damos credibilidade para ela. Eu não tenho dúvidas que, em 2017, foi o ano em que houve um maior decréscimo nos índices de violência”, declarou o secretário.

Teresina foi apontada com uma das 50 cidades mais violentas do mundo, em pesquisa divulgada pela Organização de Sociedade Civil Mexicana Segurança, Justiça e Paz. Entretanto, para o secretário de Segurança Pública do Estado, Fábio Abreu, a lista deve ser reavaliada.

“Primeiramente, essa entidade não é reconhecida a nível nacional. As fontes que elas utilizam não são oficiais por completo”, rebateu o secretário em entrevista ao GP1.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio AbreuSecretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu

Fábio Abreu chegou a chamar a pesquisa de “malfadada”, e garantiu que em 2017 foram registrados os menores índices de violência. “Temos que levar em consideração que a ong passou a divulgar essa 'tão malfadada lista' em 2015, tratando-se de 2014, que Teresina estava entre as 10 mais violentas. Depois, nós passamos para 28º, e agora estamos em 48º. Então, na próxima lista, acredito que Teresina não vai ser uma das 50 cidades mais violentas. Por isso, nós não damos credibilidade para ela. Eu não tenho dúvidas que, em 2017, foi o ano em que houve um maior decréscimo nos índices de violência”, ressaltou.

Dos 17 municípios brasileiros citados na lista, nove são da região Nordeste. Questionado sobre este fato, o secretário afirmou que não se deve generalizar, e que regiões como o Norte do país também são marcadas pela violência. “Existem fatos pontuais de violência no Nordeste, mas não devemos generalizar. Nós, por exemplo, não podemos comparar os índices de violência aqui no Piauí com de outros estados no norte do Brasil, que são bem mais violentos”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.