Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Plantão de gênero 24 horas é inaugurado pela Polícia Civil

Plantão foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (8) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Lucas Dias/GP1 1 / 6 Delegadas Kátia Esteves, Lucivânia Vidal, Adília Klein, Luana Alves, Eugênia Villa, Christiane Vasconcelos, escrivã Cristina Sousa e agente Fernanda Castro Delegadas Kátia Esteves, Lucivânia Vidal, Adília Klein, Luana Alves, Eugênia Villa, Christiane Vasconcelos, escrivã Cristina Sousa e agente Fernanda Castro
Lucas Dias/GP1 2 / 6 Delegada Adília Klein Delegada Adília Klein
Lucas Dias/GP1 3 / 6 Delegada Eugênia Villa Delegada Eugênia Villa
Lucas Dias/GP1 4 / 6 Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista
Lucas Dias/GP1 5 / 6 Plantão de gênero é composto todo por mulheres Plantão de gênero é composto todo por mulheres
Lucas Dias/GP1 6 / 6 Delegada Lucivânia Vidal e escrivã Ana Carolina Tobler Delegada Lucivânia Vidal e escrivã Ana Carolina Tobler

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí reinaugurou na manhã desta quinta-feira (8), o Plantão Policial Civil Metropolitano de Gênero, que agora funcionará de maneira ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia. O serviço, que funciona dentro da Central de Flagrantes de Teresina, conta com quatro equipes compostas por policiais civis mulheres, sendo uma delegada, um escrivã e uma agente de polícia, que farão o atendimento preferencial a crime contra mulheres, travestis e transexuais vítimas de violência.

Para a delegada Adília Klein, que assumiu o comando da delegacia, essa mudança é um grande avanço no combate a violência. “Isso aqui é um marco na Polícia Civil. E não é à toa que o dia 8 de março foi escolhido para inaugurar o plantão. Ele funcionava alguns dias na semana e em alguns horários e a partir de hoje nós vamos funcionar 24 horas e todos os dias da semana. Isso garante que toda mulher de Teresina e da região metropolitana seja atendida a qualquer momento aqui na central. E isso é um grande avanço para a nossa instituição e no combate a violência de gênero”, afirmou.

A vice-governadora Margarete Coelho disse ao GP1 que veste a bandeira na luta contra a violência contra as mulheres. "Nós estamos entregando um Plantão de Gênero único no Brasil e essas meninas estão aqui titularizadas fazendo com que as mulheres do Piauí se sintam realmente acolhidas nesses casos. Visto a camisa e assumo a bandeira delas também", destacou.

Segundo a delegada Eugênia Villa, com o plantão 24 horas, a tendência é que as denúncias aumentem. “Enquanto tiver uma mulher sendo assassinada, sendo violentada, nós não temos nada que comemorar e sim que protagonizar. Então agora, com esse plantão 24 horas, a tendência é que as denúncias aumentem. O futuro é esse, mas precisamos que as mulheres se apropriem do aplicativo Salve Maria, para que possamos ter esse controle e combater a violência”, ressaltou.

O secretário de segurança pública do Piauí afirmou que a tendência é que projetos como esses se expandam por todo o estado. 'A tendência é expandir essa ideia. Começamos por Teresina por conta da demanda e foi assim que começaram por exemplo, as delegacias da Mulher, que depois se expandiram por diversos municípios. E agora estamos finalizando essa etapa de implantação do Plantão de Gênero com atendimento 24 horas", disse o secretário.

De acordo com o delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, esse serviço é um passo muito grande na proteção das mulheres. “Esse é um serviço público da Polícia Civil que está sendo oferecido a sociedade piauiense de atendimento a vítimas de violência doméstica. Não só mulheres, como meninos, meninas, LGBTS e transexuais, que podem recorrer a esse plantão 24 horas. Hoje nós damos um passo muito grande na proteção dessas mulheres”, comemorou.

As denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo para smartphones Salve Maria ou por meio do telefone da Central de Flagrantes: (86) 3216-5038.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.