Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HGV vai oferecer cirurgia bariátrica e transplante de fígado

O hospital recebeu uma visita técnica da representante do Ministério da Saúde, Adriana Melo, e do diretor da FUNRIO, Rodrigo Amaral, para conhecer in loco os serviços que serão habilitados.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) passará a oferecer assistência de alta complexidade a pessoas com obesidade (cirurgia bariátrica) e realizar transplante hepático. Para isso, o hospital recebeu nessa quinta-feira (19), uma visita técnica da representante do Ministério da Saúde, Adriana Melo, e do diretor da FUNRIO, Rodrigo Amaral, para conhecer in loco os serviços que serão habilitados em alta complexidade no HGV.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Hospital Getúlio VargasHospital Getúlio Vargas

A representante do Ministério da Saúde, Adriana Melo, explicou que a visita tem a finalidade de conhecer os serviços que serão habilitados, a estrutura física e saber de que forma o ministério pode ajudar na agilidade do processo.

A diretora geral do HGV, Fátima Garcêz, falou sobre a necessidade do hospital ser habilitado, devido a necessidade de oferecer os serviços aos pacientes que aguardam há muito tempo pela realização de cirurgia bariátrica e iniciar, o quanto antes, o transplante de fígado. “Já temos equipe capacitada e estamos concluindo a estrutura física para iniciar tanto a realização de cirurgias bariátricas, como o transplante de fígado”, contou Garcez.

Os visitantes aproveitaram a ocasião para visitar as obras dos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que serão concluídos até o final do ano e precisam ser credenciados junto ao Ministério da Saúde. Com a conclusão da obra será possível também a habilitação do hospital no serviço de alta complexidade em cirurgia cardiovascular. O Getúlio Vargas já é credenciado para a realização de transplantes de rim e córnea.

  • Foto: Divulgação/FepiserhReunião no HGVReunião no HGV

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Rafael Neiva, que administra o HGV, revelou que o investimento será de pouco mais de um milhão de reais. “A gente já está em processo final para poder ser lançada a licitação para comprar insumos. Já está tudo pronto, nós já temos pessoal, os leitos, enfermarias, só vamos aguardar mesmo o prazo legal, que deve ser de 45 dias, isso vai dar um custo pra gente de pouco mais de um milhão, mas isso dividido em 12 meses, essa é a nossa projeção, mas vai ser muito rápido agora”, revelou.

Rafael ainda destacou a importância do encontro. “Eles puderam ver de perto a estrutura do hospital e o que a gestão tem investido para otimizar os serviços, assim como, o que já vem sendo desenvolvido na área de transplantes e outros serviços que já solicitamos habilitação”, pontuou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.