Fechar
GP1

Sebastião Leal - Piauí

Roger Linhares já tinha alertado sobre risco de rompimento de barragem

Segundo o prefeito Roger Linhares, algumas reuniões chegaram a ser realizadas, mas nada foi efetivado.

O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, disse ao GP1 nesta segunda-feira (9), que já havia informado o Governo do Estado do Piauí, em março do ano passado, sobre as condições da Barragem do Bezerra.

“Há um ano atrás eu me reuni com diversos órgãos para tratar sobre isso. Enviei esse ofício, mas efetivamente não foi feito nada. E pelo fato do município não ser responsabilidade pela barragem, que é do Estado, fiquei aguardando a recuperação, pois na época não havia um risco tão grande”, disse ele.

  • Foto: DivulgaçãoOfício do prefeito de José de Freitas pedia a manutenção da Barragem do BezerroOfício do prefeito de José de Freitas pedia a manutenção da Barragem do Bezerro

De acordo com o prefeito, a retirada de pedras do local, também pode ter contribuído para o rompimento. “Existiam pedras lá na barragem, que foram retiradas. Elas deveriam evitar a erosão do local”, afirmou.

Ainda segundo Roger Linhares, as autoridades estão tomando providências para que a barragem não se rompa. “Estamos tomando previdências para que o rompimento não aconteça. Estamos tentando baixar o nível do sangrador da barragem, para que a pressão na barragem diminua e possa evitar assim, o rompimento. E as famílias devem ficar fora do local por tempo indeterminado, pois o grande problema é a grande quantidade de chuva que tem caído na região”, finalizou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Maquinas trabalhando na Barragem do BezerroMaquinas trabalhando na Barragem do Bezerro

Neste domingo (8), o prefeito decretou situação de emergência nas áreas do município que sofrem risco de inundação em decorrência de um possível rompimento da Barragem do Bezerro. O decreto de nº 08/2018 é do dia 8 de abril.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Prefeito de José de Freitas decreta emergência por risco de rompimento da Barragem do Bezerro

Margarete Coelho não exclui possibilidade de rompimento da Barragem do Bezerro

Famílias se recusam a sair de casas mesmo com ameaça de rompimento da Barragem do Bezerro

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.