Fechar
GP1

José de Freitas - Piauí

Famílias se recusam a sair das zonas de risco em José de Freitas

O vice-prefeito do município de José de Freitas, Antônio Abreu, destacou que as equipes da Defesa Civil e do Exército estão trabalhando para conscientizar as pessoas que não querem deixar sua

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Carlos Frederico Carlos Frederico
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Exército foi acionado Exército foi acionado
Lucas Dias/GP1 3 / 11 Prefeito de Barras, Carlos Monte Prefeito de Barras, Carlos Monte
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Major Rivelino Major Rivelino
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Barragem do Bezerro em José de Freitas Barragem do Bezerro em José de Freitas
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Major Lucena Major Lucena
Lucas Dias/GP1 7 / 11 Coronel Rubens Pereira Coronel Rubens Pereira
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Secretario reunido com a Forca Tática e Btap Secretario reunido com a Forca Tática e Btap
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Barragem do Bezerro em José de Freitas Barragem do Bezerro em José de Freitas
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Bombeiros trabalham no local Bombeiros trabalham no local
Lucas Dias/GP1 11 / 11 Maquinas trabalhando na Barragem do Bezerro Maquinas trabalhando na Barragem do Bezerro

Cerca de 200 pessoas foram retiradas de suas casas após o município de José de Freitas decretar estado de alerta por conta do risco de rompimento da Barragem do Bezerro desde o último sábado (08). Entretanto, alguns ribeirinhos se recusaram a sair de suas casas.

A vice-governadora do Estado do Piauí, Margarete Coelho, fez um apelo às famílias que não querem deixar suas residências.“Há uma campanha sendo feita no sentido de arrecadar equipamentos, alimentos, roupas para ajudar essas famílias. O município de José de Freitas está todo o apoio e o Governo de Estado encontra-se a disposição. Esse é o momento de se trabalhar em conjunto. E o que se pede é que essas famílias, que foram retiradas, permaneçam em um local seguro em que foram destinadas e que não retornem. Assim que a área for liberada, a população será avisada”, pediu.

Além da vice-governadora, outros representantes dos órgãos responsáveis estiveram no local na manhã desta segunda-feira (09). “Nós estamos baixando o nível da barragem para diminuir a pressão sobre a parede. Todas as barragens apresentam um filtro que têm como objetivo controlar a água que percorre por este paredão. Houve uma pressão muito grande nesses filtros por conta do aumento rápido do nível da barragem. Então, ocorreu este vazamento. Nós estamos tentando baixar o nível da barragem para diminuir a pressão sobre a parede no sangradouro. Em seguida, nós iremos resolver o problema do vazamento”, explicou o diretor do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (IDEPI), Geraldo Magela.

O vice-prefeito do município de José de Freitas, Antônio Abreu, destacou que as equipes da Defesa Civil e do Exército estão trabalhando para conscientizar as pessoas que não querem deixar suas residências. “A prefeitura, desde o primeiro momento, vem atuando para ajudar essas famílias. Nós comunicamos os órgãos competentes, que os mesmos já chegaram desde ontem, e também realizamos a retirada dos ribeirinhos da região e abrigamos essas pessoas em colégios do município. Até o momento, cerca de 60 famílias receberam o apoio da prefeitura. Mas, existem pessoas que foram para a casa de parentes e outras que se recusaram a sair. Por isso, as equipes da Defesa Civil e Exército estão trabalhando para conscientizar essas famílias a saírem de forma preventiva”, informou.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Piauí, Rubens Pereira, as instituições de segurança pública também estão atuando no local para dar apoio às famílias. “A determinação dada pelo Governo do Estado é que nós colocássemos as instituições de segurança pública à disposição. É um momento grave e que necessita de atenção tanto para a Defesa Civil quanto dos órgãos de segurança. Nós fizemos a integração dos órgãos federais, como o Exército, que prontamente nos atendeu, e a Polícia Militar. O que nós pedimos é que a população contribua e atenda os nossos pedidos para saírem dessas zonas de riscos”, concluiu o secretário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.