Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina recebe mais 20 mil doses de vacina contra a gripe

Foram 20 mil doses que já estão sendo distribuídas nas mais de 100 salas de vacina espalhadas por toda a cidade.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu na manhã de hoje (18) mais um lote de vacinas contra a influenza, também conhecida como gripe. Foram 20 mil doses que já estão sendo distribuídas nas mais de 100 salas de vacina espalhadas por toda a cidade.

As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde, que dividiu a entrega em pequenos lotes a serem distribuídos durante todo o período da Campanha Nacional de Vacinação, que segue até o dia 1º de junho. “Teresina já recebeu um total de 200 mil doses recebidas desde o início da campanha”, informa Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS. A meta para Teresina é vacinar 193 mil pessoas em todo o município, que é baseada em números dos anos anteriores e não inclui os professores.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Vacinação contra a gripe em TeresinaVacinação contra a gripe em Teresina

As doses são destinadas exclusivamente ao público alvo da campanha, formado por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

A prevenção, além da vacina, deve ser feita com cuidados básicos de higiene. Devemos sempre lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo com água e sabão, lavar os filtros de ar condicionado mais de uma vez por semana e arejar os ambiente, pois a circulação de ar diminui as chances de contaminação. O tratamento deve ser repouso, boa alimentação e hidratação intensa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.