Fechar
GP1

São Miguel do Tapuio - Piauí

Estudantes de São Miguel do Tapuio realizam feira de empreendedorismo

Ação é parte do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executado pelo Sebrae.

Estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Evaristo de Paiva, localizada em São Miguel do Tapuio, distante 227 quilômetros ao sul de Teresina, realizaram na sexta-feira (21) uma feira de empreendedorismo. A iniciativa é parte das ações do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

Os alunos do 4º ao 9º ano realizaram diversas atividades durante uma feira de empreendedorismo. Venda de bolos e doces, comercialização de mudas, organização de um brechó, apresentações de canto e dança fizeram parte da programação do evento, organizado pelos próprios estudantes com apoio dos professores.

  • Foto: Divulgação/AscomEstudantes de São Miguel do Tapuio realizam feira de empreendedorismoEstudantes de São Miguel do Tapuio realizam feira de empreendedorismo

“O JEPP é um projeto que o Sebrae trouxe para nós e ficamos muito entusiasmados com o conteúdo programático e principalmente com o incentivo ao empreendedorismo. A secretaria de educação mobiliza e apoia as escolas para que o projeto seja aplicado com toda a efetividade”, afirma a secretária municipal de Educação de São Miguel do Tapuio, Silvana Maia.

A estudante do 9º ano, Regina Gabriela, destaca a importância do Projeto JEPP para seu crescimento pessoal. “O projeto nos dá muito aprendizado que podemos usar no nosso dia-a-dia. Além disso, nos faz refletir, pesquisar e trabalhar em equipe”, comenta a jovem de 14 anos.

De acordo com a diretora da escola, Maria da Cruz Alves, o ensino do empreendedorismo é importante para ampliar a visão de mundo dos estudantes. “O JEPP faz com que o aluno conheça novas possibilidades profissionais e possa despertar para o mundo dos negócios. Eles aprendem a vender, planejar, liderar. Os alunos estão muito animados com o projeto. Os professores também estão muito satisfeitos com os resultados”, declara a diretora.

Outras feiras de empreendedorismo acontecerão nas próximas semanas nos municípios de Oeiras, Antônio Almeida e São Miguel do Tapuio.

O projeto

Por meio do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, desenvolvido pelo Sebrae, estudantes de escolas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental têm a oportunidade de colocar o empreendedorismo em prática.

Entre as atividades do JEPP estão a realização de feiras de empreendedorismo, que correspondem ao ponto alto do projeto, ações nas quais os alunos mostram na prática tudo que aprenderam sobre o universo empresarial.

“O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual; além de quatro temas transversais: cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania”, ressalta a analista do Sebrae no Piauí, Flávia Cerqueira.

Cada ano escolar possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. As apostilas têm linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação, tanto para os estudantes quanto para os professores.

Nas apostilas são trabalhados temas como: O Mundo das Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Locadora de Produtos; Sabores e Cores; Eco Papelaria; Artesanato Sustentável; Empreendedorismo Social; e Novas Ideias, Grandes Negócios.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.