Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Justiça recebe denúncia contra ex-prefeito Gilberto Júnior

A decisão do juiz de direito Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª Vara de Floriano, foi dada no dia 9 de janeiro deste ano.

O juiz de direito Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª Vara de Floriano, recebeu denúncia contra o ex-prefeito do município, Gilberto Carvalho Guerra Júnior, acusado de improbidade administrativa. A decisão foi dada no dia 9 de janeiro deste ano.

Segundo o Ministério Público do Estado do Piauí, o ex-prefeito é acusado de não repassar de forma integral as contribuições previdenciárias devidas pelo Ente Municipal bem como aquelas descontadas das remunerações mensais dos servidores públicos, no período de 2013 a 2016, para o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Floriano, totalizando em valores originais o importe de R$ 10.382.810,65 (dez milhões trezentos e oitenta e dois mil oitocentos e dez reais).

  • Foto: Facebook/Gilberto Júnior II Gilberto JúniorGilberto Júnior

O ex-prefeito apresentou defesa postulando a improcedência da ação sob o argumento de que a dívida foi parcelada por meio do acordo CADPREV Nº 00874/2017 e o Acordo CADPREV Nº 00875/2017, tratando-se de causa de suspensão da exigibilidade de crédito tributário.

O magistrado destacou na decisão que “o parcelamento do débito não tem o condão de afastar a aplicação das sanções, com exceção do ressarcimento ao erário, previstas na lei de improbidade, fazendo-se necessária averiguar possíveis irregularidades na conduta do demandado, em sede de mérito”.

Para o juiz, a farta documentação colacionada na denúncia demonstra a presença de irregularidades e graves infrações às normas legais ou regulamentares de natureza patrimonial.

Inquérito

O ex-prefeito foi alvo de inquérito policial aberto pela Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo – Deccortec acusado de fraude milionária do Fundo Previdenciário.

Foram alvos também do inquérito os dirigentes do Fundo Previdenciário do município de Floriano e cada um dos ex-secretários que descontaram contribuições previdenciárias de servidores públicos de 12 (doze) órgãos da Prefeitura de Floriano sem os respectivos repasses e também os valores da quota patronal no período de 2014 a 2016.

O inquérito policial foi instaurado em fevereiro de 2017 por determinação da 4ª Promotoria de Justiça de Floriano, após representação administrativa feita pelo Ministério da Previdência Social.

Outro lado

O ex-prefeito Gilberto Júnior não foi localizado pelo GP1.

NOTÍCIA RELACIONADA

Ex-prefeito Gilberto Júnior é investigado por fraude de R$10 milhões

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.