Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Vereadores mirins de Esperantina são empossados na Câmara Municipal

Projeto incentiva participação política da comunidade estudantil.

Com o intuito de formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, foram diplomados 13 vereadores mirins e seus respectivos suplentes em cerimônia, na Câmara Municipal de Esperantina, nessa quinta-feira (3). A posse faz parte do Projeto Vereador Mirim, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, instaurado por meio do Decreto Legislativo nº 13/2019, da Câmara Municipal de Esperantina.

Eleitos pelo voto direto e secreto, os vereadores mirins são estudantes, de 11 a 15 anos, do 6º ao 9º ano das Escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Esperantina. A diplomação foi entregue pelas mãos do Juiz de Direito, Dr. Marcus Calado.

  • Foto: Divulgação/AscomVereadores mirins de Esperantina são empossados na Câmara MunicipalVereadores mirins de Esperantina são empossados na Câmara Municipal

Segundo a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, o objetivo do projeto é despertar na classe estudantil a importância de participar das discussões de questões sociais, educacionais, políticas e administrativas do município.

“É um projeto muito interessante na medida em que aproxima os estudantes da democracia representativa brasileira. Nesse modelo, os cidadãos têm o direito de escolher seus representantes para ocupar um cargo eletivo. É um processo muito semelhante ao que ocorre nas Eleições Municipais”, pontua Vilma.

A secretária de Educação, Beth Aguiar, explica que todos os alunos do Ensino Fundamental II puderam concorrer como vereadores mirins, para representar os interesses da classe estudantil do município, considerando o processo democrático. Cada escola organizou seu processo eleitoral, através do voto direto e secreto. O mandato tem duração de um ano.

“O vereador mirim faz a ligação das ações da Câmara Mirim com a escola em que estuda. Após discussões, no meio escolar, os vereadores mirins podem encaminhar à Câmara Municipal principal, projetos e ações que promovam o bem comum do município de Esperantina”, esclarece Beth Aguiar.

Beth conta que ficou surpreendida a participação dos alunos. “Os candidatos se mobilizaram bastante e se dedicaram. Esperamos que eles também incentivem a comunidade e seus familiares a entender um pouco mais sobre cidadania, participação e democracia”, conta.

Representante da Escola Municipal Maria Pinheiro de Castro, a Karen Araújo da Silva foi eleita vereadora mirim titular. Ela tem 11 anos e estuda no 6º ano do Ensino Fundamental. “Eu acho tudo isso uma ideia muito boa, porque a gente vai fiscalizar os vereadores e aprender com eles também. Eu quero muito melhorar a minha escola e a cidade de Esperantina”, afirma.

O presidente da Câmara Municipal de Esperantina, Manoel Filho, se disse honrado em participar da cerimônia, momento que considerou histórico para o legislativo do município. “Os vereadores mirins serão muito bem vindos aqui na Câmara e podem pedir melhorias para suas escolas, seus bairros e para o município como um todo. Com certeza, teremos novas ideias e projetos com a aproximação dos jovens. É importante que eles percebam que a política, por si só, não é ruim. A política é a construção da cidade”, comemora Manoel Filho.

No momento da diplomação, os vereadores mirins receberam um exemplar da Lei Orgânica do Município de Esperantina e outro do Regimento Interno da Câmara Municipal. Ao final da solenidade, a Prefeitura de Esperantina fez o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, no município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.