Fechar
GP1

Picos - Piauí

Audiência discute projeto de regularização fundiária em Picos

Evento foi organizado pela Corregedoria Geral de Justiça do Piauí e contou com a presença de autoridades dos três poderes.

José Maria Barros/GP1 1 / 10 Audiência pública debate regularização fundiária urbana Audiência pública debate regularização fundiária urbana
José Maria Barros/GP1 2 / 10 Audiência foi presidida pelo desembargador Hilo Almeida de Sousa Audiência foi presidida pelo desembargador Hilo Almeida de Sousa
José Maria Barros/GP1 3 / 10 Audiência pública reúne expressivo número de pessoas Audiência pública reúne expressivo número de pessoas
José Maria Barros/GP1 4 / 10 Autoridades presentes a audiência pública em Picos Autoridades presentes a audiência pública em Picos
José Maria Barros/GP1 5 / 10 Corregedor destaca participação das autoridades na audiência Corregedor destaca participação das autoridades na audiência
José Maria Barros/GP1 6 / 10 Consultor das Nações Unidas Richard Martins Torsiano Consultor das Nações Unidas Richard Martins Torsiano
José Maria Barros/GP1 7 / 10 Debate reuniu autoridades dos três poderes Debate reuniu autoridades dos três poderes
José Maria Barros/GP1 8 / 10 Desembargador Hilo de Almeida Sousa Desembargador Hilo de Almeida Sousa
José Maria Barros/GP1 9 / 10 Prefeito de Picos agradece iniciativa do Judiciário Prefeito de Picos agradece iniciativa do Judiciário
José Maria Barros/GP1 10 / 10 Público prestigia a audiência pública Público prestigia a audiência pública

Com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 2, em Picos, uma audiência pública para discutir a minuta do Projeto de Lei de Regularização Fundiária Urbana.

O debate foi organizado pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí, através do Núcleo de Regularização Fundiária. Esta foi a quinta audiência pública realizada para discutir o tema. Antes de Picos já tinham sediado a discussão os municípios de Piripiri, Parnaíba, Teresina e Campo Maior.

A audiência púbica foi presidida pelo Corregedor Geral de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa e contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e o presidente da Câmara Municipal, Hugo Victor (MDB).

Também presentes o juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de Teresina, Aderson Antônio Brito Nogueira, membro do Núcleo de Regularização Fundiária e Richard Martins Torsiano, Consultor do Núcleo de Regularização Fundiária e das Nações Unidas. O debate foi prestigiado ainda por prefeitos da região, vereadores, juízes, promotores, advogados e servidores públicos municipais.

Minuta do projeto

Durante a audiência pública, os técnicos do Núcleo apresentaram a Minuta do Projeto de Lei e abriram espaço para questionamentos sobre as novas regras de Regularização Fundiária Urbana e o marco inicial.

O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, disse que a questão da informalidade habitacional que existe não só no Piauí, mas no país, carece de uma solução. “Foi aí então, que as autoridades do Executivo, Judiciário e Legislativo se uniram no sentido de buscar essa regularização fundiária” – declarou.

Para tal, o Tribunal de Justiça, através da Corregedoria, está realizando essa série de audiências públicas com o objetivo de dá um apoio aos municípios, aos legislativos municipais e aos prefeitos, no sentido de aprovarem uma lei que venha realmente tratar dessa questão.

Presente a audiência o prefeito de Picos, Padre Walmir, disse que nossa realidade não é diferente da grande maioria dos municípios do Brasil. As pessoas muitas vezes elas têm a terra, porém não tem a legalização, o documento que possa investir, vende, pois não contam com documento oficial de posse e isso se trata mais, geralmente, de pessoas menos esclarecidas e de menor poder econômico.

“Ficamos felizes por essa iniciativa da justiça de ir até ao encontro, de ir até os municípios e procurar o legislativo para conversar, para legalizar essa situação. Com certeza nós vamos poder fazer muito pelas pessoas que contam com a posse da terra em nossa região e, muitas vezes não têm condição de fazer um empréstimo para um investimento, pois, é necessário ter o documento da terra” – lembra Padre Walmir.

Ao concluir o debate, o Corregedor Hilo Almeida disse que de todas as audiências públicas realizadas até o momento para tratar do tema, esta de hoje em Picos foi a mais participativa, produtiva e representativa. Contou com a presença de um número expressivo de prefeitos, magistrados, vereadores e membros do Ministério Público, que sairam do evento entusiasmados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.