Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dudu chama de extorsão bloqueio de verbas das universidades

A ação foi realizada após o anúncio do Ministério da Educação em contingenciar 30% dos recursos financeiros das universidades federais do país.

Na manhã desta quarta-feira (08), o vereador Dudu (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Teresina para criticar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo bloqueio orçamentário estimado em 30% às universidades federais do país.

Dudu chamou de ‘absurdo’ o que vem acontecendo com as instituições federais do Estado e disse ser ‘extorsão’ as medidas anunciadas pelo governo. O vereador ainda disse que o ministro não tem capacidade de dialogar com o Congresso Nacional.

  • Foto: Lucas Dias/GP1DuduDudu

“A forma de você pressionar o Congresso Nacional tirando dinheiro da Educação, isso é para mim uma atitude equivocada e beirando a extorsão. Não é porque você não tem capacidade de dialogar com o Congresso que você põe na guilhotina o povo de Teresina e do Brasil para que esse povo pressione o Congresso ameaçando tirar recursos da educação. Então, isso é um absurdo. O repúdio é do parlamento de uma capital com 1 milhão de pessoas que está dizendo ao ministro da educação que nós não vamos tolerar isso de braços cruzados”, declarou.

Faca no pescoço

Em entrevista ao GP1, Dudu revelou que a medida de contingenciamento de gastos adotada pelo Governo Federal é em virtude da aprovação da Reforma da Previdência. Para o vereador, as lideranças da base governista nacional estão pressionando o Parlamento para a aprovação das medidas que alteram os planos da aposentadoria.

“É colocar a faca no pescoço do povo, porque quem é que está sendo pressionado? É quem estuda na universidade pública. O que eles querem mesmo é privatizar as universidades, que estão sucateadas”, completou.

Entenda o caso

Na última semana, o Ministério da Educação anunciou o bloqueio de 30% dos recursos destinados às universidades federais do país. Com o contingenciamento, a Universidade Federal do Piauí ficará sem receber cerca de R$ 33 milhões provenientes do Governo Federal e pode ficar sem funcionamento a partir do mês de setembro.

Outra instituição afetada pelas medidas de corte de gastos é o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Com a publicação do bloqueio, cerca de R$ 18 milhões não irão chegar às contas da instituição. O IFPI informou que o valor bloqueado é maior que o planejado para ser investido neste ano de 2019.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arimatéia Dantas diz que UFPI pode parar de funcionar ainda em 2019

Corte do MEC pode afetar funcionamento do IFPI em 2019

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.