Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semcaspi retira mais de 50 venezuelanos de semáforos em Teresina

As ações foram realizadas em sinais de trânsito com equipes compostas por agentes de proteção social, assistentes sociais e conselheiros tutelares.

Dados dos relatórios divulgados pelas unidades socioassistenciais de Teresina apontam que as vistorias realizadas pela Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), já reencaminharam 52 venezuelanos aos abrigos.

As ações foram realizadas em sinais de trânsito, com objetivo de coibir a mendicância das crianças. As equipes eram compostas por agentes de proteção social, assistentes sociais e conselheiros tutelares que realizam as ações desde o dia 27 de junho em pontos fixos estratégicos em que se observou a prática recorrente da mendicância com a utilização de crianças.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Venezuelanos na praça Saraiva em Teresina Venezuelanos na praça Saraiva em Teresina

De acordo com a Semcaspi, os venezuelanos vêm recebendo toda a assistência necessária da prefeitura. Além dos abrigos, estão sendo disponibilizados juntamente com as ONGs, produtos de higiene e limpeza, alimentação, vacinas, segurança dos espaços, e todo um trabalho social.

Segundo o último levantamento feito pela Semcaspi, em Teresina vivem atualmente 133 refugiados venezuelanos, que estão acolhidos em dois abrigos administrados pela prefeitura da Capital. Os venezuelanos chegaram em Teresina no dia 13 de maio. Os migrantes são indígenas da etnia Warao e estão refugiados devido à crise econômica e política na Venezuela.

O número de venezuelanos na capital já chegou a 206 no mês passado, mas alguns já migraram para outras cidades. Cerca de 40% são crianças e adolescentes. Os migrantes não sabem ler, não falam português e possuem dialeto e religião própria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reunião discute regras em abrigos de venezuelanos em Teresina

Venezuelanos são transferidos para Centro Social em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.