Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Conheça o plano de governo de 4 candidatos à Prefeitura de Teresina

O plano de governo é um dos documentos obrigatórios que devem ser apresentados pelos candidatos, onde constam as principais ideias e propostas para administração do local que se propõem a gov

O GP1 começa a apresentar a partir desta segunda-feira (05), os planos de governo dos 13 candidatos a prefeito de Teresina. A divulgação será feita de acordo com a posição nas pesquisas eleitorais iniciando por Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Kleber Montezuma (PSDB) e Fábio Novo (PT).

O plano de governo é um dos documentos obrigatórios que devem ser apresentados pelos candidatos, onde constam as principais ideias e propostas para administração do local que se propõem a governar.

  • Foto: GP1Dr. Pessoa, Fábio Abreu, Kleber Montezuma e Fábio NovoDr. Pessoa, Fábio Abreu, Kleber Montezuma e Fábio Novo

Dr. Pessoa

Segundo Dr. Pessoa, seu plano de governo visa criar as condições essenciais para transformar Teresina em uma cidade inteligente, sustentável, modelo de gestão e acolhimento às demandas de seus cidadãos.

Na área da mobilidade, a proposta de Dr. Pessoa é reorganizar a configuração espacial da rede de linhas de ônibus coletivos de Teresina, incluindo novas ligações, rotas, terminais e estações; construir dois novos Terminais Rodoviários, interligando a zona rural e zona urbana; ampliar e implantar novos corredores de ônibus (Sistema BRT), assim como, promover a integração dos transportes públicos com outros modais como ônibus rodoviários, ferrovias e ciclovias; construir novos viadutos, além de outras propostas.

Para a assistência social, o objetivo é criar o Mapa da Vulnerabilidade Social de Teresina de perfil técnico, estatístico e tecnológico direcionado a balizar as políticas públicas de assistência social e outras como as ações em saúde e educação; ampliar a rede de atenção dos CRAS; criar os programas de Medidas Socioeducativas e Teresina Acolhedora, entre outras.

Ainda de acordo com o candidato, as propostas para a Segurança Pública são: criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social integrando e coordenando as ações da Guarda Municipal, do Strans e da Defesa civil do município de Teresina; criação do projeto “Teresina Segura”; criação da academia da Guarda Civil Municipal de Teresina.

Na área da Saúde, o plano de governo prevê revitalização do polo de saúde de Teresina e ampliação do programa Mais Exames; criação dos Centros de Valorização da Mulher e do Idoso, além da criação do Cartão de Saúde Teresinense, dentre outras propostas.

Para a Educação, as propostas apresentadas são para ampliação da quantidade de escolas municipais em tempo integral; melhoria do sistema de transportes escolares; construção de novas creches e pré-escolas nos bairros, em especial, nas regiões periféricas de Teresina; criar o Projeto Ler Brincando, que consistirá na promoção de atividades de leitura para crianças e adolescentes das escolas públicas municipais, dentre outras.

Confira abaixo o plano de governo de Dr. Pessoa na íntegra abaixo ou clique aqui

Fábio Abreu

No seu plano de governo, o candidato Fábio Abreu destacou que inicialmente será necessário “organizar a casa” com a elaboração e implementação de políticas públicas de qualidade, e que tenham como prioridade, ações preventivas.

Segundo Abreu, ele pretende implementar em Teresina uma gestão eficiente e transparente, capaz de definir adequadamente as prioridades e aplicar com eficácia cada centavo do dinheiro público.

“Nosso compromisso é fazer o município retomar sua funcionalidade, ofertando serviços públicos de qualidade a todos. E, para que isso aconteça é primordial a valorização do funcionalismo público, atuando, acima de tudo, de maneira humanizada com os que contribuem com desenvolvimento da gestão municipal”, afirmou.

Ainda de acordo com o candidato, a prioridade será a saúde com a criação do Hospital da Criança de Teresina; Programa Teresina Mais Saúde: que tem como objetivo viabilizar atendimento eficiente e multidisciplinar na área da saúde, ofertando atendimento especializado respeitando cada fase da vida do cidadão; criação do Centro Integrado da Mulher com serviço de ginecologia, mamografia; criação do Centro de Referência do Homem e do Hospital de Referência de Atenção à Pessoa Idosa.

Na área da segurança, a proposta é criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que absorverá a STRANS, e a Guarda Municipal de Teresina; implantação do Programa Segurança Cidadã; criação dos Projetos Ronda Escolar, Patrulha Rural e Ronda Saúde, dentre outras propostas.

Para a educação, o objetivo é criar o Programa Escola para Todos; fortalecer a Educação Infantil com desenvolvimento integral nas novas creches; construir novas quadras poliesportivas em escolas; ampliar o Programa Novo Mais Educação, dentre outras.

Confira abaixo o plano de governo de Fábio Abreu na íntegra abaixo ou clique aqui

Kleber Montezuma

O tucano representa a coligação “O povo faz acontecer”, composta pelos partidos PSDB PP, PSL, AVANTE, PDT, DEM, PMB, PODEMOS e PV. Nas primeiras linhas de seu plano de governo, Motezuma ressalta que a chapa tem como maior compromisso seguir na construção de uma Teresina “inclusiva, com oportunidades para todos, sustentável e cuja administração faz bom uso dos recursos públicos”.

O documento apresenta oito eixos principais de ação: educação; saúde; assistência social; segurança; emprego e renda; esporte e lazer; cultura; e infraestrutura.

Para educação, o candidato coloca como foco a expansão e fortalecimento da rede municipal de ensino por meio de práticas pedagógicas inovadoras e criativas, através de professores capacitados continuamente e valorizados permanentemente.

Montezuma enfatizou que pretende dar mais resolutividade aos serviços de saúde em todos os níveis de atenção, por meio da organização eficiente da assistência e da capacitação dos serviços para enfrentar e resolver os problemas em seus níveis de competência. Pretende ainda reforçar a proteção e inclusão social dos teresinenses que mais precisam, por meio do atendimento de suas necessidades básicas ou especiais.

Para a área da segurança, o candidato do PSDB apresenta a proposta da criação da Secretaria Municipal de Segurança – a SEMSeg – que deverá incorporar as atividades da Guarda Civil Municipal e ainda estender sua atuação para as áreas de vigilância eletrônica, defesa civil, fiscalização das posturas urbanas, garantia da ordem pública e o policiamento de trânsito.

Em relação a geração de emprego e renda, o candidato coloca que é necessário esforços para ocupar as pessoas, proporcionar a inclusão produtiva e apoiar empreendedores, buscando facilitar o surgimento de empresas em seu território e acompanhando sua evolução.

Dentre as propostas para a área de esporte e lazer, a coligação destaca a criação de mecanismos de dinamização dos espaços públicos de esporte e lazer para aumentar o número de crianças, jovens, mulheres e idosos em atividades esportivas.

No plano de governo de Kleber Montezuma, um dos pontos que mais chama atenção no quesito cultura é a proposta de ampliação da Lei A. Tito Filho de incentivo a cultura, que, segundo consta no documento, “merece ser revista em seus critérios e limites e ampliada nos projetos que contempla anualmente”.

Na área de infraestrutura, Montezuma dá destaque a necessidade de se aperfeiçoar a mobilidade urbana e conservar as áreas de proteção ambiental.

Confira o plano de governo de Kleber Montezuma na íntegra abaixo ou clique aqui

Fábio Novo

O candidato do Partido dos Trabalhadores apresentou um plano de governo que visa fomentar o crescimento social, econômico, educacional, saúde e de segurança. “Foi construído para atender toda a população, buscando melhorar a estrutura urbana e cuidando da zona rural”, diz o texto.

Fábio Novo ressalta que o principal objetivo é promover a dignidade e transformar Teresina em uma cidade mais inclusiva e sustentável. O projeto de governo conta com 14 ações a serem desenvolvidas e fundamentadas com posterior estudo técnico, econômico e de viabilidade.

O candidato pretende empreender uma gestão transparente na saúde de Teresina, que inclua e amplie a participação dos usuários e do Conselho Municipal de Saúde e dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. O objetivo é racionalizar e potencializar o uso dos recursos, compartilhar gestão e investimentos com Estado e União, e melhorar a qualidade dos serviços que são oferecidos à população.

Para educação, um dos pontos de destaque é a proposta de ampliação das políticas de educação inclusiva, assegurando o direito à educação de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades.

Sobre geração de emprego e renda, Fábio Novo enfatiza ações voltadas para a zona rural, como a criação do o Programa Produzir Mais No Campo, visando a capacitação técnica continuada para agricultores urbanos e rurais e familiares de Teresina voltado para a gestão dos projetos produtivos e da organização social das famílias.

Em relação a habitação e saneamento básico, o candidato enumera a criação de alguns programas, como o Projeto Muito Mais Habitar, voltado para construção de novas unidades habitacionais, com vistas à redução do déficit habitacional de Teresina.

A coligação também apresenta propostas para o desenvolvimento urbano sustentável, uma delas é a urbanização dos assentamos consolidados, com disposição de equipamentos públicos e socais e implantação de serviços públicos essenciais e infraestrutura urbana.

Sobre assistência social e direitos humanos, Novo pretende instituir um Sistema Municipal de Direitos Humanos no município, definindo, com ampla participação popular, de modo a contribuir no enfrentamento às desigualdades sociais.

Para segurança, o candidato apresenta propostas como: criar o Núcleo de Segurança Social (ações preventivas e intersetoriais); descentralização da Guarda Municipal e criação de bases de apoio nas principais zonas da capital; e ampliação da iluminação pública nas zonas urbana e rural de Teresina.

Confira o plano de governo de Fábio Novo na íntegra abaixo ou clique aqui

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Candidaturas de Fábio Abreu, Montezuma e Gervásio são deferidas pelo TSE

Instituto GP1: veja a situação dos candidatos a prefeito em cada região de Teresina

Conheça os 13 candidatos que vão disputar a Prefeitura de Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.