Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prazo de vacinação da gripe é estendido até 31 de agosto em Teresina

Segundo o último balanço divulgado pela FMS, o grupo com menor cobertura vacinal tem sido o das mães no pós-parto, com 42,69% da cobertura vacinal.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta segunda-feira (27) que o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe até o dia 31 de agosto. Em Teresina, a FMS segue imunizando apenas pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha, e mantém 67 salas abertas em unidades de saúde designadas para atendimentos não relacionados às síndromes gripais.

Segundo o último balanço divulgado pela FMS, o grupo com menor cobertura vacinal tem sido o das mães no pós-parto, com 42,69% da cobertura vacinal. Em seguida vem o das gestantes, com 51,02% e o das crianças, com 56,12% da cobertura vacinal.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Vacina contra a gripe H1N1 está disponível em TeresinaVacina contra a gripe disponível em Teresina

A FMS ressalta que um dos motivos da baixa procura pela vacina seria o temor da população de ir às salas durante a pandemia. Pensando nisso, as Unidades Básicas de Saúde estão tomando uma série de cuidados para reduzir os riscos de contaminação.

A população também pode tomar alguns cuidados, como: procurar a UBS mais próxima da residência para evitar transporte público, manter o distanciamento de dois metros das outras pessoas, evitar tocar em superfícies e caso o faça lavar as mãos ou usar álcool em gel e fazer o uso de máscara.

Essa vacina não tem eficácia contra o novo coronavírus (covid-19) e sim contra a gripe, causada pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. Neste momento, a vacinação protege a população, evitando complicações de saúde e também ajuda a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

Além das crianças, gestantes e mães no pós-parto, fazem parte dos grupos prioritários da campanha os idosos, doentes crônicos (com comprovante médico), pessoas com deficiência, adultos com idade entre 55 anos a 59 anos, professores de escolas públicas e privadas (do ensino infantil até pós-graduação), trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e de forças de segurança e salvamento, pessoas privadas de liberdade, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

20% das pessoas com gripe procuraram atendimento no Piauí, diz pesquisa

Mais de 240 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Teresina

Mais de 5 mil professores deixaram de se vacinar contra a gripe em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.