Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Irmã de delegado é presa durante operação da PF em Teresina

Elisa Rodrigues é acusada de integrar uma quadrilha suspeita de obter empréstimos consignados junto a Caixa Econômica Federal, se utilizando de documentos falsos de servidores públicos.

A irmã de um delegado da Polícia Civil do Piauí identificada como Elisa Amélia Rodrigues Alves Prado, 54 anos, foi presa nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (25), durante a segunda fase da Operação Margem Livre, deflagrada pela Polícia Federal em Teresina. Elisa Rodrigues é acusada de integrar uma quadrilha suspeita de obter empréstimos consignados junto a Caixa Econômica Federal, se utilizando de documentos falsos de servidores públicos.

Os demais investigados, alvos dos mandados de prisão expedidos pela 1º Vara da Justiça Federal em Teresina, são: Francisco de Sousa Costa, Francisco das Chagas Rodrigues dos Santos, Maria Goret Carvalho Mascarenhas e Eveline Sucupira França.

  • Foto: Reprodução/FacebookElisa PradoElisa Prado

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o grupo criminoso agia de maneira associada, falsificando documentos em nome de servidores públicos estaduais, com o objetivo de conseguir ter acesso aos empréstimos, que até o momento alcançaram um prejuízo de R$ 149 mil à Caixa Econômica Federal. No entanto, a PF estima que o prejuízo seja maior, considerando a reiteração de conduta criminosa da quadrilha.

  • Foto: Divulgação/PF-PIMaterial apreendido pela Polícia FederalMaterial apreendido pela Polícia Federal

Como atuava a quadrilha

A superintendente da Polícia Federal no Piauí, delegada Mariana Paranhos Calderon, informou que as investigações apontaram ainda que os integrantes do grupo criminoso tinham acesso a contracheques de servidores para obter os empréstimos consignados.

“As investigações apontaram que essa organização criminosa tinha acesso aos contracheques de servidores públicos estaduais, fazia uma seleção daqueles que tivessem uma margem consignada maior e, com o uso de documentos falsos, obtinham junto à Caixa Econômica Federal, e em benefício dessa organização criminosa, os referidos empréstimos fraudulentos”, explicou a superintendente.

Penas podem chegar a 19 anos de cadeia

Os cinco alvos poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado (art. 171, §3º, CP), falsificação e uso de documentos público e privado (arts. 298, 299 e 304, CP) e associação criminosa (art. 288, CP), cujo somatório de penas pode alcançar 19 anos de cadeia.

  • Foto: Divulgação/PF-PIEquipes da Polícia Federal Equipes da Polícia Federal

Reincidente

Todos os presos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Teresina, inclusive, Elisa Amélia Rodrigues Alves Prado, que já havia sido presa no ano de 2014 acusada de estelionato, quando tentou obter um empréstimo na Capital.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PF deflagra operação contra fraudes a empréstimos da Caixa em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.