Fechar
GP1

Itaueira - Piauí

Gaeco cumpre mandados na casa do prefeito Quirino Avelino

De acordo com o GAECO, o atual prefeito de Itaueira, Quirino Avelino, é suspeito de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e desviar dinheiro público.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO - do Ministério Público do Estado do Piauí, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (15) a Operação Perpetuatio, no município de em Itaueira, com o objetivo de cumprir 15 mandados de busca e apreensão, além de 3 mandados de prisão temporária contra alvos acusados de desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Prefeitura Municipal de Itaueira.

De acordo com o GAECO, o atual prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (PTB), é suspeito de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e desviar dinheiro público. A residência do prefeito e do secretário de Saúde do município, Genival Joaquim de Moura, foram alvos de buscas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Quirino AvelinoPrefeito Quirino Avelino

As investigações giram em torno de três frentes: a primeira delas é referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo fato tem relação com construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e o terceiro em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Ainda de acordo com GAECO, o prefeito Quirino se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular processos licitatórios.

  • Foto: Divulgação/MP-PIGaeco na sede da Prefeitura de ItaueiraGaeco na sede da Prefeitura de Itaueira

O nome da Operação Perpetuatio faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilícitas à frente da gestão pública. Os alvos presos estão sendo encaminhados para o Presídio Vereda Grande, localizado em Floriano, e os documentos apreendidos para a sede do Ministério Público, também em Floriano.

  • Foto: Divulgação/MP-PIOperação do Gaeco em ItaueiraOperação do Gaeco em Itaueira

A operação conta com o auxílio da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e da Polícia Rodoviária Federal para o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.