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Teresina - Piauí

ANEEL cobra explicações à Equatorial Piauí após apagão em Teresina

Segundo o órgão federal, cerca de 71 mil unidades consumidoras em Teresina e região ficaram sem energia entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel divulgou uma nota nesta terça-feira (05), informando que cobrou da Equatorial Piauí explicações sobre o apagão que atingiu cerca de 71 mil unidades consumidoras em Teresina e região entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Ainda segundo o órgão federal, a empresa piauiense tem um prazo de seis dias para informar a quantidade de consumidores afetados, os equipamentos impactados da rede de distribuição, a quantidade de equipes emergenciais disponibilizadas para atendimento às ocorrências, a adequada comunicação com os consumidores, dentre outros pontos.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Moradores segurando velas
Moradores segurando velas

A Aneel informou ainda que vai utilizar as informações para apurar a conduta da distribuidora de energia durante a ocorrência, ou seja, detectar se ocorreu negligência por parte da empresa.

Desde o início da ocorrência, o órgão de fiscalização acompanha as ações realizadas pela Equatorial Piauí para o restabelecimento do sistema.

Veja a nota na íntegra:

A ANEEL cobrou da Equatorial Energia Piauí explicações sobre o blecaute que atingiu cerca de 71 mil unidades consumidoras em Teresina e região na virada do ano entre os dias 31/12/2020 e 3/1/2021. A Agência deu prazo até 11/1 para que a distribuidora informe a quantidade de consumidores afetados, os equipamentos impactados da rede de distribuição, a quantidade de equipes emergenciais disponibilizadas para atendimento às ocorrências, a adequada comunicação com os consumidores, dentre outros pontos.

A ANEEL utilizará tais informações em processo de fiscalização específico para a apurar a conduta da Equatorial na ocorrência. Com a fiscalização, a Agência busca verificar: as principais causas das interrupções; a eficiência na alocação de equipes e materiais pela Distribuidora; a efetividade das ações para restabelecimento do sistema e a prestação de informação aos consumidores. Segundo informações disponibilizadas até o momento pela Concessionária, o restabelecimento completo dos bairros atingidos ocorreu no dia 3, último domingo.

Desde o início da ocorrência, a ANEEL acompanha as ações realizadas pela Equatorial Energia Piauí para o restabelecimento do sistema.

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