Fechar
GP1

Teresina - Piauí

JVC rebate Sílvio: "a política para mim não é uma carreira, é uma missão"

O ex-senador da República afirmou que foi surpreendido com as declarações do ex-prefeito de Teresina.

O ex-senador João Vicente Claudino rebateu o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), após o tucano afirmar que JVC tem obrigação de ajudar o estado. Em nota enviada ao GP1 na noite desta segunda-feira (11), João Vicente disse ter sido surpreendido com as declarações de Sílvio e mandou um recado: “a política para mim não é uma carreira, é uma missão”.

JVC iniciou a nota relembrando de sua trajetória na política. Ele ressaltou que concorreu apenas por duas vezes a cargos eletivos, enquanto o ex-prefeito tem bem mais experiência que ele. João Vicente afirma que defendeu o nome de Sílvio Mendes para disputar a Prefeitura de Teresina ano passado e inclusive se colocou à disposição para ser seu vice.

Foto: Lucas Dias/GP1João Vicente Claudino
João Vicente Claudino

“Da minha parte, ele poderia ter concorrido em 2020 a prefeito de Teresina. Seria, portanto, seu quinto pleito eleitoral. Naquele momento, era um bom nome, razão pela qual o lancei ao cargo e até me coloquei à disposição para ser seu vice-prefeito numa chapa. Seria a primeira vez que aceitaria concorrer à vice de alguém”, colocou.

O ex-senador afirma que a política para ele é uma missão, não uma carreira. O político lembra que só se candidatou ao Senado depois de 10 anos de filiação partidária, sem “açodamentos”, segundo ele.

Foto: Lucas Dias/GP1Ex-prefeito Sílvio Mendes
Ex-prefeito Sílvio Mendes

“A política, para mim, não é uma carreira, mas sim, uma missão. Uma prova disso é que fui candidato ao Senado quase 10 anos após assinar a primeira ficha de filiação partidária. Sem açodamentos, esperei o momento de contribuir politicamente com meu povo. Após oito anos, deixei aquela Casa sem nenhum apego ao cargo, nenhum processo ou investigação, após cumprir minha missão, sem máculas”, frisou.

“O ex-prefeito de Teresina está certo”

João Vicente “concordou” com Sílvio Mendes, quando este disse que tudo o que a família Claudino conseguiu foi construído no Piauí. JVC ressaltou que todos os dias sua família retribui tudo que recebeu no Piauí.

“O ex-prefeito de Teresina está certo. Foi o Piauí a terra escolhida pelo meu pai para plantar as sementes de um grupo empresarial que, com muito esforço e trabalho, se tornou uma referência em todo o país de como é possível dar certo empresarialmente no Nordeste do Brasil. Nós escolhemos o Piauí e essa terra nos abraçou. Seu povo se tornou a nossa gente. E é por isso que todos os dias, sem exceção, retribuímos tudo que recebemos do Piauí”, declarou.

Foto: Lucas Dias/GP1João Vicente Claudino
João Vicente Claudino

Para o ex-senador, no entanto, o verbo “devolver” não seria adequado. “Devolver é um verbo comum usado em práticas políticas pouco republicanas que rechaçamos. Prefiro o verbo retribuir”, disse.

Por fim, João Vicente Claudino afirmou que muitas das suas ações são em silêncio. “Muitas das nossas ações são em silêncio. ‘A palavra convence, o exemplo arrasta’, disse o Padre Antônio Vieira. Lutamos sempre para sermos e darmos um bom exemplo de trabalho”, destacou.

Leia na íntegra a nota de João Vicente Claudino:

A coerência é um porto seguro.

No último domingo, fui surpreendido com uma matéria no portal GP1 na qual Sílvio Mendes faz declarações que, em suas palavras, são "provocações".

Ao agradecê-lo pelas colocações, também aproveito a oportunidade para esclarecer alguns pontos de suas falas.

Sou ex-senador da República (2007 a 2015) e fui candidato a governador em 2010. Lancei meu nome e concorri apenas por duas oportunidades a cargos eletivos. Silvio tem mais experiência eleitoral do que eu. É mais político até. Concorreu a cargos eletivos em quatro oportunidades. Foi ex-prefeito pelo PSDB de 2005 a 2010, ex-candidato a governador pelo PSDB em 2010, ex-candidato a vice-governador na chapa com o MDB em 2014.

Da minha parte, ele poderia ter concorrido em 2020 a prefeito de Teresina. Seria, portanto, seu quinto pleito eleitoral. Naquele momento, era um bom nome, razão pela qual o lancei ao cargo e até me coloquei à disposição para ser seu vice-prefeito numa chapa. Seria a primeira vez que aceitaria concorrer à vice de alguém.

A coerência me faz ser fiel à família, aos amigos, aos correligionários e ao próprio partido.

Há 24 anos comecei minha jornada política. Durante esse período fui filiado ao PSDB, entre 1997 e 2000, e no ano de 2001 migrei para o PTB permanecendo por 20 anos em seus quadros.

A política, para mim, não é uma carreira, mas sim, uma missão. Uma prova disso é que fui candidato ao Senado quase 10 anos após assinar a primeira ficha de filiação partidária. Sem açodamentos, esperei o momento de contribuir politicamente com meu povo. Após oito anos, deixei aquela Casa sem nenhum apego ao cargo, nenhum processo ou investigação, após cumprir minha missão, sem máculas.

Quando acreditei que poderia cumprir uma nova missão em favor da minha Terra, fui candidato ao governo do Piauí em 2010. Carregava comigo um projeto de Estado, de desenvolvimento social e econômico. E ainda carrego. A grande vitória naquele ano foi conhecer ainda mais de perto a realidade do Piauí. Ainda carrego comigo este sonho compartilhado com muitos piauienses, não nego. Com um time de pessoas sérias, comprometidas, honestas e capazes, podemos sim provocar fortes mudanças políticas, econômicas e sociais no Piauí.

Silvio Mendes afirmou que "tudo que a família Claudino teve foi construído aqui no Piauí. Então, ele tem que devolver isso como nós todos estamos oferecendo".

O ex-prefeito de Teresina está certo. Foi o Piauí a terra escolhida pelo meu pai para plantar as sementes de um grupo empresarial que, com muito esforço e trabalho, se tornou uma referência em todo o país de como é possível dar certo empresarialmente no Nordeste do Brasil. Nós escolhemos o Piauí e essa terra nos abraçou. Seu povo se tornou a nossa gente.

E é por isso que todos os dias, sem exceção, retribuímos tudo que recebemos do Piauí. Silvio Mendes afirmou: "ele [João Vicente] tem que devolver isso como nós todos estamos oferecendo”.

Devolver é um verbo comum usado em práticas políticas pouco republicanas que rechaçamos. Prefiro o verbo retribuir.

Por exemplo, retribuímos trabalhando incansavelmente para sermos o maior gerador de empregos do Estado. Retribuímos sendo um dos maiores contribuintes de ICMS do Piauí. Retribuímos através de apoios a projetos sociais sérios que cuidam dos mais vulneráveis e levam também oportunidade de inserção ao mercado de trabalho. Retribuímos sendo o maior investidor individual de projetos na área cultural. Retribuímos sendo um dos maiores investidores do esporte piauiense.

Muitas das nossas ações são em silêncio. "A palavra convence, o exemplo arrasta", disse o Padre Antônio Vieira. Lutamos sempre para sermos e darmos um bom exemplo de trabalho.

Quanto ao amigo e ex-prefeito Sílvio Mendes, acredito que suas declarações foram como as de um pescador. Barcos são movidos pela correnteza ou pelo esforço dos braços que remam. Prefiro remar, mesmo que, às vezes, contra correntezas. É que somente assim encontramos o porto seguro da coerência.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.